“Liderança é uma combinação de
estratégia e caráter. Se você precisa ficar sem um, que seja sem a estratégia.” Norman
Schwarzkopf
segunda-feira, 31 de agosto de 2015
Polícia conclui inquérito sobre morte de agente de viagens
A Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom) divulgou, nesta segunda-feira (31), a conclusão do inquérito sobre a morte do agente de viagens Samuel Augusto de Albuquerque, ocorrido em 28 de junho de 2015.
Foram indiciados: Eduardo Augusto Santos da Silva, conhecido como “Dudu” ou “Branquinho”; Marcos Vinícius Costa Portela Lopes, conhecido como “Negão”; Francisco Paulo Gardielio de Oliveira Silva; e Anerianderson do Nascimento Firmino, conhecido como “Cabeça”.
“Negão” era o homem que pilotou a moto usada no dia do crime e juntamente com “Dudu” praticou o homicídio. “Cabeça” foi quem havia repassado a moto para o “Negão” e Francisco de Paula era o dono da moto que foi usada para praticar o crime.
Dilma interessada no HUB da TAM para Pernambuco
A presidente da república Dilma Rousseff garantiu ao Senador Humberto Costa que a área da Força Aérea Brasileira (FAB) no Aeroporto do Recife será cedida ao governo do estado. A garantia política foi assegurada em reunião na semana passada. A pendência para “fechar o negócio” seria a contrapartida do estado para receber a área.O estado articula a cessão da área para ser mais um instrumento na disputa pelo investimento bilionário na Latam (fusão da brasileira TAM e a chilena Lan) no Nordeste. Pernambuco concorre com Rio Grande do Norte e Ceará.
“O ministério da Defesa vem fazendo avaliações constantes para ceder o espaço, mas essa garantia da presidente se torna mais uma vantagem de Pernambuco na competição pelo investimento bilionário da Latam em Pernambuco”, destaca o senador. “Agora, é ver como vai ser dada essa contrapartida, que pode ser em área em outra região de interesse da FAB, pode ser até no mesmo local e a cessão seria parcial e também pode ser financeiro, caso seja de condição do governo do estado”, complementou.
Diário de Pernambuco
Acusado de tráfico de drogas é preso em Nísia Floresta pela Polícia Militar
Uma adolescente foi liberada após a confecção de um Boletim de Ocorrência
Policiais da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) prendeu nas primeiras horas desta segunda-feira (31), na comunidade de Alcaçuz, em Nísia Floresta, Jelson Luiz Nascimento, de 37 anos, e apreendeu uma adolescente de 17 anos, acusados de estarem traficando drogas no município. A ação foi possível graças a uma denúncia anônima que identificou o local exato onde os infratores utilizaram como ponto de venda de entorpecentes.
Com eles, a PM encontrou certa quantidade de Crack e Cocaína, balança de precisão e dinheiro fracionado. Ambos foram conduzidos à Delegacia do Município para os procedimentos cabíveis.
A adolescente foi liberada após a confecção de um Boletim de Ocorrência, enquanto que Jelson Luiz Nascimento foi autuado por tráfico de drogas e transferido para o Centro de Detenção Provisória de Pirangi (CDP Pirangi) onde permanecerá à disposição da justiça.
“Quero a justiça feita”, diz mãe de criança morta em cerca elétrica clandestina
O caso aconteceu no bairro de Nossa Senhora da Apresentação
Uma menina de apenas 9 anos de idade morreu na tarde deste domingo (30) após sofrer uma descarga elétrica de uma cerca clandestina na zona Norte de Natal.
Segundo informações da família, Ana Clarissa dos Santos brincava durante a tarde quando bateu na cerca e sofreu o choque. Familiares ainda socorreram a criança para o hospital, mas a criança não resistiu e faleceu. “Minha filha querida, meu Deus. Eu quero justiça.”, disse a mãe.
Na delegacia, a família da vítima disse que a cerca é irregular e não tem avisos sobre a energia. O vizinho, dono da residência, está sendo aguardado na Delegacia para ser ouvido pelo delegado.
A Mãe da criança morta disse que a cerca, feita com fios bem finos, foi armada para evitar o roubo de galos de briga que são criados pelo vizinho.
Com informações 190RN
Ministro Henrique Alves coleciona multas de trânsito em Natal por excesso de velocidade
As informações estão na Folha de S. Paulo
Segundo a coluna Painel, da Folha de São Paulo, o ministro Henrique Eduardo Alves foi multado em três oportunidades por trafegar acima do limite de velocidade permitido na ponte Newton Navarro.
As três infrações teriam acontecido somente neste ano.
O peemedebista também dirigiu na contramão numa avenida da capital
sexta-feira, 28 de agosto de 2015
Petrolão: Lobista que negocia delação indica que entregará Henrique e Renan
Apontado como operador do PMDB no esquema de corrupção na Petrobras, o lobista Fernando Soares, o Baiano, disse a integrantes do Ministério Público Federal que pode entregar informações sobre suposta participação de três figuras de peso do partido e de um petista nos desvios de recursos da estatal.
A Folha apurou que ele citou os nomes dos peemedebistas Renan Calheiros (AL), presidente do Senado, do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (RN), do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ) e do senador petista Delcídio do Amaral (MS).
Fernando Baiano dedura Henrique Alves no petrolão
Apontado com operador do PMDB no esquema de corrupção na Petrobras, o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, indicou para integrantes do Ministério Público Federal que pode entregar informações sobre a suposta participação de três figuras de peso do partido nos desvios de recursos da estatal.
A Folha apurou que ele citou os nomes do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (RN), e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ).
terça-feira, 25 de agosto de 2015
Henrique Baltazar: “Dinheiro que o estado paga por mês para Arena das Dunas, resolveria muito o sistema prisional”
Juiz de Execuções Penais em Natal, o caicoense Henrique Baltazar é o convidado de hoje (25) do Jornal das Seis, da 96 FM. Ele faz uma análise da crise enfrentado pelo sistema prisional. E o magistrado foi logo ao ponto: “em março deste ano, os bandidos passaram a mandar dentro dos presídios e a situação piorou muito”, mas reconhece o “divisor de água tenha sido o governo aceitar que existe facções dentro do presídio”.
Falando em números, Baltazar lembra que “PCC arrecada mais de 400 mil reais dos presos. O Sindicato do RN [principal facção rival], algo em torno dos 300 mil reais”. E como reverter tal situação? “Dinheiro que o estado paga por mês para Arena das Dunas, resolveria muito o sistema prisional”, respondeu ele.
Natal e Governo do Estado podem firmar convênio em prol da segurança pública
Por iniciativa do vereador Cabo Jeoás (PCdoB), a Câmara Municipal de Natal aprovou durante a sessão ordinária desta terça-feira (25) um Projeto de Lei que autoriza convênio entre o Município e o Estado do Rio Grande do Norte para o pagamento de Diária Operacional para a Polícia Militar, Bombeiro Militar e Polícia Civil do RN. O texto estabelece o envio de tropas suplementares para eventos patrocinados pela Prefeitura de Natal, sendo esta a responsável pelo pagamento das diárias.
“Essa proposta, apreciada em segunda discussão, foi fruto de intensos debates com a categoria. Diante do avanço da criminalidade, cabe a cada ente federado colaborar. Com esse convênio, o Município mostra disposição para ajudar o Governo no enfrentamento à violência, na medida em que se fizer necessária a presença de tropa suplementar”, explicou o vereador Cabo Jeoás.
segunda-feira, 24 de agosto de 2015
Com a presença do governador, aniversário do RN será comemorado hoje
Com a presença do governador Robinson Faria, está confirmada para hoje (24), o evento cívico-cultural em comemoração ao aniversário do estado do Rio Grande do Norte, que completou 514 anos de fundação no último dia 07 de agosto. A solenidade ocorrerá em Natal, às 20 horas, no Versailles Recepções e reunirá políticos, empresários, intelectuais e formadores de opinião.
De acordo com a programação, o evento contará com a presença do presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN, Valério Mesquita, que falará aos presentes sobre a importância histórica da data. Ainda na ocasião, serão homenageados os oito municípios potiguares mais antigos: Natal, Extremoz, Arez, Portalegre, São José de Mipibu, Vila Flor, Caicó e Assú.
Durante a solenidade haverá ainda, em comemoração ao acontecimento, o lançamento da edição especial da Revista Foco Nordeste, publicação editada pelo historiador e publicitário Marcus Cesar Cavalcanti. Na programação da festividade consta também uma apresentação cultural, após a solenidade.
Julgamento da descriminalização do porte de drogas deve ser retomado em setembro
O julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas deverá ser retomado em setembro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em comunicado divulgado hoje (24) à imprensa, o ministro Edson Fachin disse que vai cumprir o regimento interno da Corte e que pretende devolver o processo até o dia 31 deste mês. Na semana passada, o julgamento foi interrompido por pedido de vista de Fachin.
De acordo com o regimento interno do Supremo, o ministro que pede vista deve devolver o processo para julgamento na segunda sessão ordinária subsequente. Após a liberação voto de Fachin, caberá ao presidente do STF, Ricardo Lewandowski, colocar a questão em pauta. Apesar do prazo estabelecido, a norma não é cumprida pelos ministros devido ao acúmulo de processos e a complexidade dos temas julgados.
Polícia Militar detém quatro suspeitos em Macaíba com carro roubado e arma de fogo
Policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) prenderam três pessoas e apreenderam um adolescente, na tarde desta segunda-feira (24), no Centro de Macaíba, acusados de vários delitos na cidade, entre eles receptação de carro roubado, porte de arma de fogo e corrupção de menores. O grupo também é suspeito de ter cometido um homicídio neste domingo (23) naquele município.
Com eles, a PM apreendeu uma arma de fogo e um Celta, de cor prata e placas NNS 5957, com registro de roubo/furto. Os infratores foram identificados por Eduardo Mendes Olinto, de 18 anos, Thalyson Costa de Oliveira, de 18 anos, Paulo Inácio Dantas de Macedo, de 20 anos, e um adolescente de 15 anos. Eles também foram reconhecidos por vítimas de assaltos na cidade de Nísia Floresta. Todos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Macaíba para melhor apuração dos fatos e devidos procedimentos legais.
Metralhadora é furtada de dentro de delegacia na Zona Sul de Natal
Suspeito do crime passou por caixa de ar-condicionado e arrombou sala.
Furto aconteceu na 5ª Delegacia de Polícia Civil, em Lagoa Nova.
Do G1 RN
Casa onde funciona a 5ª Delegacia de Polícia fica
em Lagoa Nova (Foto: Sérgio Costa/ PortalBO)
A 5ª Delegacia de Polícia Civil teve uma metralhadora calibre ponto 40
furtada no final de semana. O prédio fica no bairro de Lagoa Nova, na Zona Sul
de Natal, e estava fechado.
A Polícia Civil informou que o responsável pelo crime entrou no prédio pela caixa de ar-condicionado e arrombou a porta da sala do chefe de investigação para furtar a arma. A metralhadora foi a única furtada da unidade policial.
O suspeito do crime ainda não foi localizado.
Casa onde funciona a 5ª Delegacia de Polícia fica
em Lagoa Nova (Foto: Sérgio Costa/ PortalBO)
em Lagoa Nova (Foto: Sérgio Costa/ PortalBO)
A 5ª Delegacia de Polícia Civil teve uma metralhadora calibre ponto 40
furtada no final de semana. O prédio fica no bairro de Lagoa Nova, na Zona Sul
de Natal, e estava fechado.
A Polícia Civil informou que o responsável pelo crime entrou no prédio pela caixa de ar-condicionado e arrombou a porta da sala do chefe de investigação para furtar a arma. A metralhadora foi a única furtada da unidade policial.
O suspeito do crime ainda não foi localizado.
Briga de facções criminosas deixa um morto e feridos em presídio do RN
Controle do Pereirão, em Caicó, foi retomado com reforço da Polícia Militar.
Detento morto foi identificado como Fábio Júnior da Silva Patrício, 21 anos
Briga de facções deixou um morto no Pereirão, em Caicó (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Uma briga de facções criminosas rivais
deixou um detento morto e outros dois feridos na Penitenciária Estadual
Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, em Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte.
De acordo com a Polícia Militar, a situação está sob controle.
Segundo a direção da unidade prisional, a
rebelião começou por volta das 13h. Presos que estavam em um local separado em
razão das reformas no pavilhão E quebraram grades e um pergolado para ter
acesso ao pavilhão A, onde ocorreu o confronto.
O detento morto
foi identificado como Fábio Júnior da Silva Patrício, 21 anos, natural da
cidade de Serra Caiada, na região Agreste potiguar. Ainda de acordo com a
direção do presídio, o detento sofreu diversas perfurações.
A Polícia
Militar foi acionada para conter o tumulto. "Fomos chamados para reforçar
e invadimos para controlar a situação. Uma morte foi confirmada e alguns
feridos", diz o coronel Romualdo Borges, comandante do 6º Batalhão da
Polícia Militar.
De acordo com
Alex Alexandre, diretor da unidade prisional, a situação já está sob controle.
Segundo o diretor a rápida ação da Polícia Militar e dos agentes penitenciários
evitou uma tragédia maior. "Vamos fazer todos os procedimentos padrão e
abrir uma ocorrência junto a Polícia Civil para identificar os responsáveis por
esta morte e pelas lesões corporais ocorridas na unidade. No entanto, a ação
dos agentes junto a Polícia Militar evitou uma tragédia maior", disse o
delegado.
Mortes em Nísia Flortesta
Em 18 de agosto, um detento foi morto durante uma briga de facções rivais no Presídio Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, na Grande Natal. O detento morto foi identificado como Emerson Santos da Luz, de 28 anos, mais conhecido como 'Índio'. Segundo o agente penitenciário Rubian Rocha, vice-diretor da unidade, o preso morreu ao ser esfaqueado durante o banho de sol.
Caraúbas
Outro confronto de facções deixou quatro detentos mortos e quatro feridos na Cadeia Pública de Caraúbas, na região Oeste do Estado. O confronto acontecei no dia 15 de agosto. Os mortos foram identificados como Antônio Edigleidson de Souza, o Ceará, de 27 anos; Genilson Bezerra de Oliveira, mais conhecido como Assuzinho ou Quinho, de 36 anos; Gledstone Clementino Araújo, chamado de Jacaré, de 36 anos; e João Paulo Silva Dias, o JP, de 38 anos. G1/RN |
Sindasp-RN divulga foto de preso foragido do Pavilhão 5 de Alcaçuz
Apenas um dos detentos que fugiram do Presídio
Rogério Coutinho Madruga, na manhã deste domingo (23), segue fora da unidade.
Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN (Sindasp-RN), o preso foi
identificado como Fernando Alexandre da Silva, que responde pelos crimes de
latrocínio (roubo seguido de morte) e roubo majorado. A assessoria de imprensa
da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) confirmou, agora a pouco, a
informação, acrescentando que ele tem 31 anos e é natural do estado de São Paulo.
Fernando Alexandre da Silva, foragido do Pavilhão 5 de Alcaçuz, responde por latrocínio e roubo majorado
Além de Fernando, outros cinco detentos fugiram
da Ala C do Pavilhão 5. A Polícia Militar conseguiu recapturar o quinteto horas
depois, nas imediações do presídio. Os detentos fugiram da unidade por volta
das 6h deste domingo. Segundo Vilma Batista, presidente do Sindicato dos
Agentes Penitenciários do RN (Sindasp-RN), os detentos cavaram um buraco dentro
da ala C da unidade.
A fuga
De acordo com o tenente Marcelo Queiroz, os presos fugiram por volta das 6h. “Parece que eles conseguiram serrar a grade da cela, e da área externa cavaram um túnel para fora”, disse. Ainda segundo ele, os militares da Força Nacional e da Polícia Militar, perceberam a fuga e conseguiram recapturar cinco presos. Na cela havia nove detentos.
Por volta das 10h30, os próprios detentos começaram a fechar o buraco na área externa do presídio, sob supervisão agentes penitenciários. Na área interna, os policiais descobriram que o buraco foi aberto no pátio da unidade prisional, por trás de monte monte de areia que era usada na reforma do local
De acordo com o tenente Marcelo Queiroz, os presos fugiram por volta das 6h. “Parece que eles conseguiram serrar a grade da cela, e da área externa cavaram um túnel para fora”, disse. Ainda segundo ele, os militares da Força Nacional e da Polícia Militar, perceberam a fuga e conseguiram recapturar cinco presos. Na cela havia nove detentos.
Por volta das 10h30, os próprios detentos começaram a fechar o buraco na área externa do presídio, sob supervisão agentes penitenciários. Na área interna, os policiais descobriram que o buraco foi aberto no pátio da unidade prisional, por trás de monte monte de areia que era usada na reforma do local
Tabeliã é presa suspeita de fraudar cartório em São Gonçalo do Amarante
Uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do
Norte terminou com a prisão da tabeliã substituta do cartório da cidade de São
Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Segundo o delegado Raimundo Rolim, com
ela foram encontrados documentos e quase R$ 59 mil que seriam do cartório, além
de uma arma. O marido dela também foi preso por posse e receptação de arma de
fogo.
De acordo com o delegado, a "Operação Hermes 2000" cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em São Gonçalo do Amarante. "Existem fortes indícios de que fraudes por conta do desaparecimento de documentos públicos do cartório, bem como de dinheiro. Pode haver ainda um esquema de caixa dois que conta com a participação da tabeliã", explicou Rolim.
De acordo com o delegado, a "Operação Hermes 2000" cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em São Gonçalo do Amarante. "Existem fortes indícios de que fraudes por conta do desaparecimento de documentos públicos do cartório, bem como de dinheiro. Pode haver ainda um esquema de caixa dois que conta com a participação da tabeliã", explicou Rolim.
Magnus Nascimento
De acordo com a defesa da tabeliã, dinheiro encontrado na casa dela seria parte dos salários
Um dos mandados de prisão foi cumprido na casa
da tabeliã. No local foram encontrados vários documentos, um revólver e R$
58.950. O delegado de São Gonçalo do Amarante explicou que a tabeliã substituta
deve ser autuada com base no artigo 305 do código penal, por suprimir
documentos públicos e privados. A pena prevista é de dois a seis anos de
prisão, sem direito a fiança.
Segundo a defesa da tabeliã, o dinheiro encontrado na casa dela é parte de salários recebidos após ter sido nomeada tabeliã. A suspeita receberia cerca de R$ 30 mil por mês, mas não estava cumprindo a função porque alegou que não tinha preparação para isso.
Os detidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante. Segundo a polícia, a operação "Hermes 2000" foi batizada em alusão ao deus da mitologia grega homônimo, que é considerado o deus do ladrões e fraudadores. http://tribunadonorte.com.br/
Segundo a defesa da tabeliã, o dinheiro encontrado na casa dela é parte de salários recebidos após ter sido nomeada tabeliã. A suspeita receberia cerca de R$ 30 mil por mês, mas não estava cumprindo a função porque alegou que não tinha preparação para isso.
Os detidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante. Segundo a polícia, a operação "Hermes 2000" foi batizada em alusão ao deus da mitologia grega homônimo, que é considerado o deus do ladrões e fraudadores.
domingo, 23 de agosto de 2015
Aprovada na Câmara, redução da maioridade deve ser engavetada no Senado
Depois da aprovação pelo plenário da Câmara dos Deputados, na última semana, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93 que reduz, em alguns casos, a maioridade penal de 18 para 16 anos, a responsabilidade por levar a discussão adiante está com os senadores, que precisam submeter o texto a dois turnos de votação. A tarefa, no entanto, não será fácil. Após o resultado da Câmara, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), voltou a dizer que pessoalmente é contrário a proposta.
“Eu não sou a favor, mas não significa que a matéria não vá tramitar no Senado Federal, que já votou a atualização do ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] que eu acho que, do ponto de vista da sociedade, é uma resposta mais consequente”, disse.
Renan se referia ao PLS 333/15, que altera o ECA, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), que teve o substitutivo do senador José Pimentel (PT-CE) aprovado pela Casa. O texto aumenta o tempo de internação de jovens infratores que tenham cometido crimes hediondos dos atuais três para até dez anos. Aprovada em julho pela Casa, a matéria seguiu para análise da Câmara.
“Não tem solução simples para o sistema prisional”
Cinco mortes em dois
presídios diferentes – Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, e na Cadeia
Pública de Caraúbas - em menos de 48 horas; fugas do Complexo Penal Dr. João
Chaves, em Natal; superlotação das carceragens e ainda a vigência do decreto de
calamidade pública no sistema prisional que pouco alterou a situação das
cadeias desde que foi decretado, em março passado. A situação do Sistema
Penitenciário do Rio Grande do Norte foi descrita como “dramática” pelo
diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Renato Campos
Pinto de Vitto, que esteve em Natal semana passada para apresentar uma palestra
sobre as vantagens da realização de Audiências de Custódia pela Justiça
Estadual.
Renato Campos Pinto de Vitto afirma que Governo do Estado precisa investir em infraestrutura e retomar o poder que hoje está nas mãos dos presos
Coincidentemente, no momento em que iniciava sua fala para advogados, juízes e promotores na Escola Superior de Magistratura, o diretor-geral do Depen era comunicado do motim na terça-feira passada que culminou na morte de um detento do Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, em Alcaçuz, a segunda deste ano. Numa breve análise da situação na qual se encontra o Rio Grande do Norte, com carceragens superlotadas e presos circulando livremente em algumas delas, Renato De Vitto destacou que é preciso que o Governo do Estado invista em infraestrutura e retome o poder que hoje está nas mãos dos presos. Acompanhe, nesta entrevista, a análise do diretor-geral do Depen sobre o sistema prisional potiguar.
Como o Depen analisa a situação do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte? O Depen tem acompanhado, com espírito de parceria e colaboração, o drama vivenciado pelo estado no que diz respeito ao sistema prisional. Temos dito que a situação do Rio Grande do Norte, no que diz respeito à política penitenciária, ela é a síntese, é o fruto de um descaso em relação a essa política de vários anos. Nós não chegamos a uma situação tão complicada como a que vivemos hoje de um ano para o outro, mas sim e talvez a partir de uma década. E também não tem solução simples. Hoje, nós temos a situação do crime organizado dentro do sistema prisional. Não existe solução mágica para isso. A retomada dos espaços internos, fortalecimento das carreiras de agente penitenciário, a requalificação do nosso pessoal penitenciário, a revisão das diretrizes são os únicos caminhos seguros para que a gente melhore a gestão prisional e evite os homicídios que são inaceitáveis e que estão acontecendo dentro do sistema prisional. Por que se mata tanto dentro dos estabelecimentos prisionais? A questão dos homicídios no sistema prisional, em geral no Brasil, é extremamente preocupante. Se mata seis vezes mais dentro da cadeia do que fora. A pessoa que é presa ela tem o risco seis vezes maior de ser morta por homicídio no sistema prisional do que fora do sistema prisional. Do ponto de vista do Governo Federal, nós dialogamos com o Estado permanentemente - embora recursos já tenham sido perdidos para construção de novas vagas no sistema prisional - no sentido de dar apoio. No próximo mês de setembro, nós iremos efetuar a doação de equipamento de raio-x ao Estado, aquela raquete, os portais como se veem em aeroporto e banquetas para que a gente possa melhorar a segurança do estabelecimento prisional criando mecanismos para impedir a entrada de armas e celulares. Há solução para o sistema potiguar? A solução para o sistema penitenciário norte-riograndense vai exigir uma série de ações. Essas ações já foram desenhadas em conjunto com o secretário de Justiça, Edilson França, com o governador e com a secretária de Segurança Pública, e elas estão em andamento. Nós não podemos descartar a possibilidade de haver convulsões e distúrbios no sistema prisional, mas acreditamos que, nesse momento, o Estado do Rio Grande do Norte passa a olhar com prioridade esse problema. Esse é, sem dúvida, o primeiro passo para que o Governo Federal possa auxiliar no enfrentamento desses graves problemas que estamos vivenciando aqui na capital e no interior. O Estado vive uma situação que nos parece inédita em relação à livre circulação dos presos nos pavilhões. Isso contribui para escavação de túneis e tentativas de fuga. Como o Depen avalia isto? Essa constatação não se aplica somente ao estado (do Rio Grande do Norte). Existem situações também dramáticas em outros estados semelhantes a essa. Em que existe a figura do chaveiro e a tranca pra dentro, os próprios presos se auto-organizam. O Depen entende que a gente precisa valorizar as carreiras e criar também condições de trabalho, para que o agente penitenciário possa cumprir suas escalas de trabalho e fazer as inspeções, o chamado pente fino, com alguma periodicidade para evitar escavações, para evitar manutenção de ilícitos, para evitar desmandos e barganhas entre as próprias facções criminais e evitar, em última análise, a morte de pessoas como está acontecendo no sistema prisional. Não é uma exclusividade, lamentavelmente, do estado do Rio Grande do Norte. Também não tem solução mágica para isso. É recompor o efetivo e dar capacitação, treinamento e retomar esses espaços. O Depen não acredita que o Estado deva deixar, da tranca para dentro, os presos se auto-organizarem. Embora a gente acredite que o modelo de gestão que trabalhe a construção de espaços de confiança com o preso, o controle dos espaços internos é do Estado. O controle não pode ser dos presos, porque quando é dos presos, resultados como esse, como a morte e os homicídios acabam se colocando como inevitáveis. O secretário Edilson França cogitou a adoção de prisões-contêineres para mitigar a falta de vagas no sistema prisional potiguar. O Depen é favorável a esse tipo de encarceramento? O Governo Federal traça diretrizes arquitetônicas para estabelecimentos prisionais. Existe uma resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, que estabelece quais são os requisitos de um estabelecimento penal para que ele possa cumprir as exigências legais previstas na Lei de Execuções Penais. Os contêineres não atendem às recomendações da Resolução 09/2011, que traça esses requisitos. Nós entendemos que os estabelecimentos devam ter conforto térmico, ventilação, aeração, espaços mínimos que normalmente a solução do contêiner, por vezes até um equipamento sofisticado de contêiner, não atendem. Então, o Depen não chancela e não repassa recursos para nenhuma solução que não observe requisitos arquitetônicos mínimos, como a existência de um módulo de saúde, de módulo para educação e trabalho, espaço para visita social e banho de sol. Sem isso, a gente não consegue garantir o cumprimento adequado da pena. O senhor acredita que o Estado do Rio Grande do Norte necessitará de quanto tempo para retomar o controle do sistema prisional? Toda reforma penitenciária é lenta. O primeiro passo é prioridade política e isso o governador acenou que está enxergando o sistema penitenciário como um espaço de preocupação. Se o governador, com o competente quadro de secretários que ele tem, de fato focar como prioridade esse sistema, eu acredito que a gente possa já sentir bons resultados em médio prazo. Evidente que, olhando o cenário internacional, as experiências de reforma penitenciária que deram certo em outros países, são processos lentos e longos. São processos de construção de diálogo, de pactuação com o Poder Judiciário, com os órgãos de Segurança Pública, para que a gente também qualifique a prisão que vem sendo feita. Não banalize a prisão e reserve para aqueles casos graves que demandam a neutralização da pessoa. Evitando a prisão naqueles casos em que o crime foi cometido sem violência ou grave ameaça, em que a pessoa é réu primária, não tem laços com o crime organizado. Então, nós entendemos que, mantida uma perspectiva de priorização política e investimento, a gente tem, de fato condição, até pelo relativo baixo número de presos no Rio Grande do Norte, encontrar uma solução adequada para isso num médio prazo. |
Presos fogem do Pavilhão 5 de Alcaçuz; cinco foram recapturados
Uma fuga de presos foi registrada na manhã deste
domingo (23) no Presídio Rogério Coutinho Madruga, conhecido como Pavilhão 5 de
Alcaçuz, em Nísia Floresta. Segundo Vilma Batista, presidente do Sindicato dos
Agentes Penitenciários do RN (Sindasp-RN), os detentos cavaram um buraco dentro
da ala C da unidade. Cinco deles já foram recapturados.
CedidaPresos cavaram buraco na Ala C do Pavilhão 5 de Alcaçuz
De acordo com a presidente do Sindasp-RN, ainda
não há maiores informações sobre como ocorreu a fuga. Os agentes que
trabalham no Pavilhão 5 localizaram um buraco do lado de fora do presídio, com
a outra entrada dentro da ala C, onde ficam detidos os presos ligados uma das
organizações criminosas envolvidas na morte de um detento no último dia 18 de
agosto
CedidaCinco de um total de seis fugitivos já foram recapturados
Um sexto detento que deixou o presídio segue foragido. Homens da Polícia
Militar realizam buscas na região para recapturar o preso. Segundo informações
da assessoria da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) a situação no
Presídio Rogério Coutinho Madruga, o Pavilhão 5, está sob controle. A
Força Nacional e a PM reforçam a segurança na unidade. http://tribunadonorte.com.br/
sábado, 22 de agosto de 2015
REPORTAGEM DA INTERTV REPERCUTE EM SÃO PEDRO
Professora Maria Tereza entrevistada do programa: "O rio Potengi aqui sobrevive por puro milagre..." |
O problema já é muito antigo. Muito já se tem falado sobre, porém, ninguém teve a iniciativa de fazer algo para evitar ou diminuir os problemas causados pela poluição causada ao rio Potengi pelo lixo jogado e os dejetos vindos da pocilga, em nosso município.
A reportagem do Programa Rota Intertv da TV Cabugi apresentou hoje o material elaborado a algumas semanas em São Pedro e a imagem que ficou foi péssima para toda a nossa comunidade. Passando pelas 9 cidades banhadas pelo rio, foi em São Pedro que a pior situação foi encontrada, registrada e repugnada pela reportagem.
A Prefeitura mantém-se inerte com relação a tudo que ocorre durante décadas. Os vereadores não assumem uma posição firme de denúncias, inclusive, e a comunidade só contribui negativamente para aumento dos problemas. Quando se pensa na mudança de local da pocilga o medo dos administradores é de ganhar o título de algoz das pessoas que criam porcos. Não há punição para quem deposita lixo no leito do rio...
A esperança é de que a reportagem apresentada para todo o Estado venha a causar um impacto maior que o que vem sendo registrado nas redes sociais e que a comunidade acorde. Administradores, educadores, população em geral, precisam observar com olha diferente esta situação. Algo precisa ser feito para revitalizar a nossa parte no rio que, inclusive, teve ainda registrado na reportagem as apropriações de partes do leito do rio, onde os proprietários de terras ribeirinhas cercam e apossam-se denominando-se donos de algo que é um patrimônio Público.http://atualidadesp.blogspot.com.br/
Patrimônio de casal investigado por desvios na AL aumentou 14 vezes
G1/RN – O patrimônio do casal Rita das Mercês Reinaldo e José de Pádua Martins de Oliveira, investigados na operação Dama de Espadas, aumentou quase 14 vezes – de R$ 196 mil para R$ 2,6 milhões – entre 2006 e 2011. A evolução patrimonial foi uma das evidências colocadas pelo Ministério Público Estadual na peça em que pede o sequestro de todos os bens registrados nos nomes dos acusados de integrarem o esquema de desvios de recursos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Os dados foram disponibilizados em relatório da Receita Federal que analisou o crescimento do patrimônio dos núcleos familiares de Rita das Mercês, procuradora-geral da Casa Legislativa; José de Pádua, ex-marido de Rita; Marlúcia Maciel, coordenadora do Núcleo de Administração e Pagamento de Pessoal (NAPP); e Rodrigo Marinho Nogueira Fernandes, secretário administrativo da Assembleia Legislativa. Rita das Mercês e José de Pádua se divorciaram em 2010. A investigada Ana Paula Macedo não foi citada no relatório.
Governo do Estado nomeia 29 escrivães da Polícia Civil
O Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe neste sábado (22) a nomeação de 29 escrivães que passam a integrar imediatamente o quadro de pessoal da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. O grupo faz parte de 171 policiais civis, dos quais 44 delegados e 98 agentes, que estão concluindo o curso de formação. Os escrivães serão redistribuídos de acordo com a necessidade da Delegacia Geral de Polícia (Degepol).
A publicação demonstra o compromisso do Governo do RN com o reforço na área da segurança pública, com trabalho consonante e integrado com a Polícia Militar. Em junho deste ano, 809 policiais civis já haviam sido promovidos (74 delegados, 60 escrivães e 675 agentes). O número é somado aos 1.353 militares estaduais, entre praças e oficias, que foram promovidos entre maio e junho de 2015, no que foi considerada como a maior promoção da história do RN e o começo de uma meta do Governo em corrigir distorções de décadas nas corporações, permitindo a justa ascensão profissional da categoria.
Delator do petrolão associa lobista do PMDB a Renan, Cunha e Temer
Em depoimento prestado à Procuradoria-Geral da República (PGR), o lobista Júlio Camargo – que relatou pagamento de propina ao presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) – afirmou que o lobista Fernando Soares era conhecido por representar o PMDB, o que incluiria, além de Cunha, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o vice-presidente da República Michel Temer.
“Havia comentários de que Fernando Soares era representante do PMDB, principalmente de Renan, Eduardo Cunha e Michel Temer. E que tinha contato com essas pessoas de ‘irmandade’”, consta em relatório dos investigadores sobre o primeiro depoimento prestado por Júlio Camargo à PGR, em março.
Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, foi responsável por intermediar pagamento de propina combinada com Júlio Camargo para facilitar um contrato de aquisição de navios-sonda pela Petrobras com a coreana Samsung Heavy Industries Co.
Em outro ponto do depoimento, ao mencionar que o PMDB deu apoio ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, Camargo volta a citar de forma vaga os três nomes e também o nome do empresário José Carlos Bumlai. O relatório da Procuradoria aponta dentro do depoimento de Camargo que Bumlai seria amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Na área interna o depoente negociava diretamente com Paulo Roberto Costa. Fernando Soares – era corrente – que representava o PMDB.
Depois o PMDB também ‘entrou para fortalecer’ Paulo Roberto Costa. Ambos então ‘ficaram muito fortes’. Fala-se de Renan Calheiros, Eduardo Cunha, Michel Temer, José Carlos Bumlai (que seria muito amigo do ex-presidente Lula)”, aponta o relatório da PGR sobre o depoimento de Camargo.
Segundo a Veja, os três depoimentos de Camargo o grupo de trabalho do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, permaneciam em sigilo até hoje, e serviram de fundamento para o oferecimento de denúncia contra o peemedebista por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Assinar:
Postagens (Atom)