Páginas

quarta-feira, 28 de maio de 2014

'Pena que errei', diz PM que enfrentou sozinho quadrilha que explodiu banco

Agência do Bradesco foi explodida nesta quarta (28) em Carnaubais, RN.
Cabo Hércules Chacon diz que foi o único a trocar tiros com os criminosos.

Cabo Hércules Chacon é comandante da PM em Carnaubais (Foto: Francisco Coelho/Focoelho.com)
"Escutei os tiros e fui lá para ajudar meus companheiros, mas quando cheguei vi que estava sozinho. Então atirei para acertar, mas foi uma pena que errei". O depoimento é do cabo da Polícia Militar Hércules Chacon, comandante do policiamento militar no município de Carnaubais, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Mesmo de licença médica, o policial foi o primeiro a chegar até a agência do Bradesco - que foi alvo de uma explosão na madrugada desta quarta-feira (28). O policial havia quebrado a perna há poucos dias e, mesmo usando muletas por ordem médica, saiu de casa e pulou os muros da vizinhança para tentar impedir a ação da quadrilha.
Chacon contou ao G1 que acordou com o barulho da explosão. Em seguida, ouviu vários tiros. "Foram muitos disparos. Eu moro próximo à agência. Saí daqui pulando os muros e subindo nos telhados dos vizinhos até chegar aos Correios, que fica próximo ao banco. Quando cheguei, não vi nenhum policial. Então comecei a atirar para tentar retardar a ação deles até a chegada do reforço", disse o cabo.
Ainda de acordo com o policial, os criminosos não o viram. "Eles não sabiam de onde eu estava atirando e não sabiam para onde revidar. Eles atiraram pra todos os lados. Estavam em duas caminhonetes e uma carro de passeio. O objetivo era tirar a atenção deles para dar tempo do efetivo policial chegar ao local. Mas atirei pra acertar. Uma pena que errei e eles conseguiram fugir antes da chegada dos colegas", lamentou. "Aqui na cidade nós somos quatro PMs. Os colegas vieram também, mas quando os outros três chegaram a quadrilha já tinha fugido", acrescentou.
O Grupamento Tático Operacional (GTO) de Assu, com reforços dos policiamentos ostensivos de Pendências e Alto do Rodrigues também se deslocaram até a região em buscas dos criminosos, mas quando chegaram a Carnaubais nenhum suspeito foi encontrado.
Bravura e promoção
Esse não foi a primeira vez que o policial militar teve de agir sozinho. Em 2003, Chacon impediu um assalto a um supermercado no município de Porto do Mangue. Na ocasião, seis homens tentavam assaltar o local e chegaram a fazer reféns. À época, Chacon era soldado. Ele foi baleado na clavícula e nas pernas, mas conseguiu ferir três dos cinco suspeitos. Cinco deles foram presos. "Acertei três dos cinco que conseguimos prender. Infelizmente quatorze pessoas foram feridas pelo bando, mas o mais importante é que nenhuma delas morreu e que conseguimos impedir o assalto", relembrou.
A atitude do soldado rendeu uma promoção. Segundo o coronel Lenildo Sena, subcomandante da policiamento militar no interior do estado, Chacon foi condecorado por bravura e promovido a cabo.
Para Chacon, a atitude que tomou nesta madrugada foi algo normal. "Para mim foi normal. Fiz o que qualquer policial faria. Sei que estou com esse problema, tendo que andar de muletas, mas senti que precisava ajudar meus companheiros. Só fico chateado por não ter segurado eles a tempo da equipe chegar", 
A explosão
Segundo a Polícia Militar, os criminosos usaram dinamite para detonar os caixas do Bradesco. A explosão aconteceu por volta das 2h30 desta quarta-feira (28). Na fuga, eles ainda atiraram várias vezes em uma caminhonete que estava estacionada na frente da agência, que ficou completamente destruída. A quantia levada pela quadrilha não foi revelada. A cidade de Carnaubais fica a pouco mais de 200 quilômetros de Natal.
O Grupamento Tático Operacional (GTO) de Assu, com reforços dos policiamentos ostensivos de Pendências e Alto do Rodrigues também se deslocaram até a região em buscas da quadrilha, mas nenhum suspeito foi encontrado. http://g1.globo.com/rn
Agência do Bradesco em Carnaubais ficou completamente destruída com a explosão; carro também foi atingido por vários disparos (Foto: Francisco Coelho/Focoelho.com)
Agência do Bradesco em Carnaubais ficou completamente destruída com a explosão; carro também foi atingido por vários disparos (Foto: Francisco Coelho/Focoelho.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: só serão respondidos os comentários que estiverem acrescidos dos EMAILS e de seus autores. A informação é importante para efetivar a correspondência eletrônica com MAJNOTICIAS.Os comentários são de responsabilidades de seus autores.