Páginas

sábado, 31 de agosto de 2013

Vexame: falta coragem para reestatizar o sistema

20130831011754_cv_ApagiPodem dar quantas explicações quiserem: incêndio no mato abaixo das torres de transmissão, raios e tempestades, urubus voando baixo, vingança dos deuses. Adianta pouco lembrar ser assim no resto do mundo, mas justificativa não há para o nono apagão verificado no governo Dilma. Apesar dos 17 bilhões injetados este ano nas concessionárias de energia elétrica a luz continua sendo cortada nas diversas regiões do país, com ênfase para o Nordeste.
Os açodados reclamam contra o congelamento das tarifas e até diante da mágica feita pouco tempo atrás pela redução nos preços das contas, artifício apregoado como em favor do consumidor comum, mas, na verdade, manobra para premiar as empresas privadas. Só que não adiantou nada.
Na verdade, o sistema elétrico nacional entrou em parafuso desde que Fernando Henrique Cardoso começou a privatizar usinas e linhas de transmissão e distribuição de energia. Certas atividades públicas não podem existir para dar lucro, mas para servir à população, mesmo com prejuízo. Se faltam recursos, que se tribute mais o lucro dos bancos ou das empreiteiras. Diante do desgaste político que seria o aumento de tarifas, mas obrigado a atender as concessionárias privadas, ao governo resta aceitar os apagões. Não há coragem para reestatizar o sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: só serão respondidos os comentários que estiverem acrescidos dos EMAILS e de seus autores. A informação é importante para efetivar a correspondência eletrônica com MAJNOTICIAS.Os comentários são de responsabilidades de seus autores.