Páginas

domingo, 24 de junho de 2012

Quando os Beatles gravaram “Asa Branca”


“Olha pro céu, meu amor, vê como ele está lindo…”

Essa é a música junina mais bonita de todos os tempos. Mas hoje, aqui na queima da fogueira caseira do inconsciente, lembrei de um belo episódio.
O dia em que inventaram, e foi seguramente em uma festa no Nordeste, que os Beatles haviam gravado “Asa Branca”.
Eu era um garoto que amava os Beatles e curtia Luiz Gonzaga, como muitos do meu tempo no interior do Nordeste. Alguém aí do fundão se levante agora, please, para dizer que não estou mentindo?
Quem era mais invocado, radical, digo, trocava os Beatles por Rolling Stones, mas dificilmente desprezava Gonzaga.
Como um tio, o Nelson, apresentava um programa de rádio, no Cariri, que só tocava Beatles, fiquei mais chegado aos “cabelinhos pastinha”, assim eram tratados lá em casa os meninos de Liverpool.
O comum era misturar a música universal de Gonzaga com a música regional inglesa ou a música regional americana, caso de Elvis e outros tantos.
Somava-se a essa tertúlia sonora os cubanos do bolero, vide Bienvenido Granda, “el bigode que llora”, o preferido do meu pai até hoje.
Muitas vezes tomávamos conhecimento dos gringos, falo da parte do rock, por intermédio de “Os Incríveis”, “Os Pholhas”, “Renato & seus blue caps”… e tantas outras pérolas derivativas.
Foi no “Beatles, ontem, hoje e sempre”, programa do meu tio citado acima, que acabei com a lenda de que o afamado conjunto inglês havia feito uma gravação em disco de “Asa branca”, grande sucesso dos nossos vizinhos Gonzaga (Exu, Pernambuco) e Humberto Teixeira (Iguatu, Ceará).
A imprensa havia espalhado a mística.
Chegaram a dizer que nada passou de uma graça do radialista Carlos Imperial, da cidade do Rio de Janeiro, maluco genial e folgazão metido a fazer esse tipo de lorota.
Nada disso, amigos, meu tio matou a charada.
Foi lindo e inesquecível aquele dia: é que os trinados iniciais de “The Inner Light”, de George Harrison, lembram por instantes “Asa Branca”. E o mais importante, o que talvez tenha dado início ao boato: a música é quase igualzinha a “Mulher Rendeira”, outro clássico do cancioneiro nordestino. Ouça aqui e compare.
Por volta de 1985, na condição de jovem repórter, encontrei Gonzagão no Recife. E caí na besteira de perguntar sobre o assunto. No que ele sorriu, me deu um abraço carinhoso, havia conversado várias vezes com o gênio, e me disse, mirando os mares do Pina, lá no restaurante Maxime´s:
“Escute essas coisas não, meu fio, mas que é verdade é. Era os Beatles tentando se promover às minhas custas”.
Imagina a gaitada que o Rei soltou nesta hora.
Bom São João a todos, esta festa que no Nordeste consegue ser mais importante do que o Natal, Carnaval e etc. Mentira, Terta? http://xicosa.blogfolha.uol.com.br

6 comentários:

  1. olá sgt, estou super contente com as novas, acho q está tomando a decisão correta, pois vc pode bater no peito e falar q é cria d chagas, que cresceu junto d chagas, q tem o respaudo e a confiança do ex-prefeito e que terá a obrigação d ajuda-lo não só na campanha mas tb na administração de rubi.
    estou super animada viu.
    e claro parabens pela decisão

    ResponderExcluir
  2. O BARCO TÁ AFUNDADO25 de junho de 2012 às 01:57

    MEU AMIGO SEMPRE FALEI QUE A MAIORIA SERIA IMENSA, AINDA MAIS AGORA COM O REFORÇO DE MARIO, ESSE SIM CONHACE D POLITICA, TEM AMIGOS E É UM BATALHADOR, VEJAMOS COMO AS COISAS SÃO, NÃO SERVE PRO PMDB MAS É COTADO ATÉ PARA PARTICIPAR DA CORDENAÇÃO DO GRUPO DE CHAGAS, VAI ENTENDER EM OUTRO PAIS.

    ResponderExcluir
  3. O PMDB ESTÁ DIA APOS DIA PERDENDO PEÇAS FUNDAMENTAIS PRO SEU ESQUELETO ELEITORAL OU SEJA GRUPO, ENQUANTO A SITUAÇÃO SE ORGANIZOU DE VERDADE E COM ISSO COMEÇA A ANGARIAR PEÇAS VINDAS DO CHAMADO OUTRO LADO.

    ASSIM FICA CADA DIA MAIS DIFÍCIL A CAMPANHA.

    NÃO CONCORDAVA COM A MAIORIA QUE O PESSOAL DA SITUAÇÃO TANTO COMENTAVA '2.000 VOTOS',APESAR DE SEMPRE ACREDITAR QUE SERIAM VENCEDOR, MAS HOJE VEJO COM OUTROS OLHOS, NÃO CONHEÇO POLITICA COMO OS VERDADEIROS POLÍTICOS, MAS COMEÇO A ACHAR QUE O GRUPO DO PREFEITO SEMPRE TEVE A ELEIÇÃO NO BOLSO E SÓ ESCONDIA ESPERANDO A HORA CERTA, É O VERDADEIRO CHEQUE MATE E ISSO É PRIMORDIAL E FINALIZADOR.

    CONVERSANDO COM PESSOAS DE CIDADES VIZINHAS E CLARO PRINCIPALMENTE DA NOSSA CIDADE O QUE MAIS ESCULTO É 'ESSE POVO NÃO PERDE TÃO CEDO' E CLARO MEUS AMIGOS EU TB COMEÇO A VER A MESMA COISA, SÃO POLITICOS PROFICIONAIS OU SEJA SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO E AINDA MAIS QUANDO DO OUTRO LADO NÃO ESTÃO A MESMA ALTURA.
    POR ISSO DIGO QUE A CADA DIA A COISA FICA MAIS PRETA.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Sargento todos estamos esperando vc de braços abertos tenha coragem e faça como o PT, venha pro lado de cá, pois á vitória é de Robenice!!!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vc amigo, o Sargento tem personalidade não pode ficar neutro, venha pro lado de Robenice, que vc tem muito que ganhar, é a hora da resposta que vc vai dar a essa meia duzia de PMDB,estamos esperando vc!!!

    ResponderExcluir
  6. Milena eleitora de são Pedro
    O pt tão intelectual se deixar leva por fortaleza que acaba com o PT de são Pedro, que vergonha para o PT não TAM pesando no povo, mais em se mesmo.

    ResponderExcluir

Atenção: só serão respondidos os comentários que estiverem acrescidos dos EMAILS e de seus autores. A informação é importante para efetivar a correspondência eletrônica com MAJNOTICIAS.Os comentários são de responsabilidades de seus autores.