Páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2012


Rosalba oficializa convite para Peres assumir a Sejuc

O diálogo entre a governadora Rosalba Ciarlini e o promotor de Justiça José Augusto Peres avançou para que seja confirmada amanhã a indicação dele como novo secretário de Justiça e Cidadania. O cargo está ocupado interinamente por Aldair Rocha, que acumula a função com a de secretário de Defesa Social e Segurança Pública, desde que Fábio Hollanda pediu exoneração há pouco mais de um mês, após reclamar da falta de autonomia e outras dificuldades no comando do órgão. 
Augusto Peres quer uma audiência antes da nomeação ser confirmadaAugusto Peres quer uma audiência antes da nomeação ser confirmada
Ontem, a governadora Rosalba Ciarlini conversou, em Brasília, com José Augusto Peres. O diálogo, de acordo com fontes próximas à governadora, foi "proveitoso e produtivo". Nesta quinta-feira, Rosalba Ciarlini vai receber José Augusto Peres, oficialmente, em audiência. Na ocasião, ele apresentará algumas das ideais que pretende implementar na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e, provavelmente, haverá o anúncio oficial da escolha.

"A reunião desta quinta-feira será conclusiva, mas a de hoje [ontem] já foi muito positiva. Está praticamente certo", disse um integrante da equipe de auxiliares do Governo.

Nas articulações da base aliada, a indicação do secretário de Justiça e Cidadania cabe ao Partido da República (PR), legenda que é presidida no Rio Grande do Norte pelo deputado federal João Maia. Ele confirmou ontem que as negociações avançaram e o promotor tende a ser o novo auxiliar de primeiro escalão da governadora. 

"A sugestão não foi por ligações partidárias, mas sim competência. Conversei com o governo. Progressivamente, chegamos a um nome à altura dessa missão, combinando, previamente, para que se chegasse a uma solução que seja a melhor para o Estado", afirmou João Maia. 

O deputado disse que chegou a participar do início da reunião de ontem da governadora com José Augusto. "Depois sai para que o diálogo pudesse fluir sem interferências. Ele ainda pediu a audiência da quinta para as últimas definições. Mas a tendência está configurada", afirmou.

José Augusto Peres é promotor de carreira e já foi procurador-geral de Justiça, principal cargo na estrutura do Ministério Público Estadual. Na década de 90, chegou a ser aprovado em um concurso para juiz, mas preferiu ficar no MP. Na Secretaria de Justiça e Cidadania, terá a atribuição de comandar o sistema penitenciário, as centrais do cidadão e a defesa civil no Rio Grande do Norte.

A indicação de José Augusto Peres será a segunda de João Maia para o cargo na Sejuc. O primeiro indicado, advogado Fábio Hollanda, deixou o cargo no dia 17 de março. Dias antes, ele concedeu uma entrevista à TRIBUNA DO NORTE na qual reclamou da falta de autonomia para comandar a Secretaria e nomear auxiliares. Lamentou também deficiências de gestão e limitações de recursos. 

Confirmada a nova nomeação para a Sejuc, a governadora tem outro cargo no primeiro escalão para preencher. Trata-se do de secretário de Turismo, vago desde a entrega do pedido de exoneração de Ramzi Elali, no final de março. 

Houve especulações nesta semana sobre a possibilidade de mais substituições de secretários. Mas a mesma fonte que informou sobre a iminente nomeação de José Augusto Peres nega que haverá uma mudança mais ampla no secretariado. "Não procede. Ela vai apenas preencher os cargos vagos. No caso da Secretaria de Turismo, está em andamento o entendimento com as lideranças políticas para a escolha", assegurou. Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: só serão respondidos os comentários que estiverem acrescidos dos EMAILS e de seus autores. A informação é importante para efetivar a correspondência eletrônica com MAJNOTICIAS.Os comentários são de responsabilidades de seus autores.