Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ás 14h00min do dia 01 de Dezembro do ano em curso o Presidente Da Câmara de Vereadores de São Pedro/RN, Lindemberg “SERRINHA” na sede da Câmara Municipal de Vereadores abriu a primeira audiência pública realizada em nosso Município. A sociedade civil organizada esta de parabéns por ter comparecido a este grande acontecimento para definir a utilização de recursos federais no Município, que somados chegam ao valor de 400 mil reais. Estiveram presentes o Senhor Prefeito João de Deus, o vice Prefeito Rodrigo Ribeiro, o Presidente da Câmara Vereador Serrinha, os vereadores Dede de Titico, Crinauria, Mamédio, Ilden Rocha, Salete e Marcio Graciano, bem como, o Dr. Evandro da assessoria jurídica do Município e Junior Fernandes assessor contábil da edilidade e da prefeitura. A participação popular poderia ter sido melhor, dentre as (06) seis ações que a população poderia escolher duas chamaram a atenção dos que compareceram a audiência pública. 

A primeira ação (Estruturação de Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde) financiamento para implantação de ampliação de rede de serviços de atenção básica de saúde (Postos, Centros de Saúde, Unidades Básicas e Unidades de Apoio a Saúde da Família) apoio técnico e financiamento para melhoria e adequação da rede de serviços caracterizada como de primeira referência para a atenção básica, incluindo a implantação das ACADEMIAS DE SAUDE. 

A segunda ação (Implantação e melhoria de Sistemas Públicos de Abastecimento de água em Municípios de Até 50.000 Habitantes, Exclusive de Regiões Metropolitanas ou Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico), projetos e obras que visem garantir o abastecimento da população com água potável, (Compreendendo, captações de adutoras, reservatórios, estações elevatórias, estações de tratamento, redes de distribuição, ligações domiciliares). 

Saindo da audiência pública estipulado que o montante a ser aplicado pelo governo federal no Município de São Pedro será direcionado a (Estruturação de Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde). 

O que causa espanto é o hospital fechado há quase oito anos, postos de saúde construídos e sem funcionamento; a verba do (PSF) Programa Saúde da Família do Governo Federal esta cortado há quatro meses; uma área de lazer que se dizia esta sendo entregue a população da terceira idade a quase dois anos, no entanto, as obras foram paralisadas e agora o canteiro de obras só serve de curral para animais paparem a grama, não sabendo quando será concluído e se realmente irá funcionar. 

A proposta que foi posta de lado beneficiava as comunidades de LAGOA DE FORA, LAGOA DO CANTO, LAGOA GRANDE BOA ÁGUA e outras comunidades também poderiam ser contempladas com os recursos federais para o abastecimento de água potável. Todos os oradores foram brilhantes em suas colocações. Ilden Rocha discursou e em seu discurso foi favorável ao abastecimento de água para as comunidades; Jose Adailson Gomes “O PREFEITO DE PEDRA BRANCA” proferiu um discurso digno de elogios, sendo favorável ao abastecimento de água para as comunidades, apresentando valores das obras da segunda ação, caso fosse à vencedora, informou a todos os participantes da sociedade civil ali presentes; que segundo informações do próprio Prefeito a obra para o abastecimento de água de LAGOA DE FORA custaria à importância de R$150.000 (Cento e Cinqüenta mil Reais); a Vereadora SALETE também ficou com a segunda ação, abastecimento de água, só que na hora de votar, votou pela aprovação da primeira ação, ou seja, foi favorável para que os recursos destinados fossem gastos no orçamento da saúde pública (SERÁ QUE O POVO DE LAGOA DE FORA NÃO CARECE DE ÁGUA POTÁVEL?). 

Como cidadão sãopedrense e preocupado com o melhor para o nosso povo, também compareci a mencionada audiência pública, onde fui defensor implacável da proposta que levaria o abastecimento de água para as comunidades, seja ela qual fosse, a receber o benefício tão importante que é a água saneada, pois ÁGUA É VIDA, SAÚDE, DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DE VIDA PARA TODOS, mesmo entendendo que o recurso hora discutido não poderia ser dividido para outras obras, vale salientar que o montante a receber daria para se construir uma adutora para ligar as comunidades de TELHA, passando por LAGOA DO CANTO, LAGOA GRANDE, LAGOA DO SOBRADO E LAGOA DO MACHADO, pois são comunidades que sofrem com a freqüente falta D’água. Sendo as enumeradas que mais sofrem com o desabastecimento, até pela distância da sede do Município e as estradas carroçáveis em condições regulares de trafego. Falando em estradas secundárias o Prefeito tem redobrado esforços e vem conseguindo manter viáveis para o trafego, exceto, no período chuvoso. 

Voltando as ações discutidas, prevaleceu à ação que destina a verba para o orçamento destinado a Saúde Pública. Muitos da área urbana se esqueceram dos arrochos que passaram enfrentado filas, humilhando-se para conseguir um galão de água por dia ou tendo de se humilhar ao Prefeito para não morrer de sede. 

Hoje senti na pele e no semblante de poucos que vieram de suas comunidades para participarem da inédita audiência pública ocorrida em nosso Município, quando a proposta de levar água as comunidades rurais foi posta de lado, saindo vencedora a ação que destina os recursos para a saúde. Citarei o exemplo do senhor Bianor da comunidade de LAGOA DE FORA que votou pela aprovação do abastecimento de água em sua comunidade. 

Na primeira votação em pauta o Prefeito juntamente com todos os Vereadores votaram para que os recursos fossem destinados para a saúde pública, totalizando assim, (32) trinta e dois votos a favor, votando contra o vereador Ilden Rocha e o suplente de vereador Jose Adailson Gomes, que optaram pela ação que levaria água para as comunidades, totalizando (16) votos a favor. 
Votaram (48) pessoas, poucos, para decidirem em uma audiência pública se o povo do interior do Município deve viver COM OU SEM SEDE. São Pedro tem aproximadamente sete mil habitantes e 48 pessoas não representam 1% do povo dessa cidade. Faltou divulgação para que os verdadeiros interessados viessem e decidissem sobre onde e como se deveriam aplicar os recursos. Faltou disponibilizar transportes para os moradores das comunidades rurais, pois, só assim, os moradores da zona rural e urbana decidiriam o melhor para o nosso Município. A parcialidade de “alguns” é demonstrada em fotos que visualizam a influência da força onde o mais forte ou àquele que está no poder sempre vence. Levando para decidir destinos de pessoas que sofrem com a falta D’água e outros benefícios, funcionários de cargos comissionados da administração pública municipal.

4 comentários:

  1. ola amigo o blog canal aberto não vai se pronunciar no caso da audiência publica não

    ResponderExcluir
  2. Isso é O que dá votar em Vereador(a) ANALFABETO FUNCIONAL.

    ResponderExcluir
  3. prendero vilma,ibere,joao faustino e quando comecar a prende os de sao pedro ai vai se um ai ai ai danado é nego dizeno que num tem fazenda que aquele gado num e dele
    veriador que tem linha de aluno e o laranja recebe, veriador agiota, veriadora papa tudo e quem manda é o filho motorista vai ter que devolver dinheiro da camara, veriadora burra, veriador cala boca se não eu boto seu irmão na rua, veriador cuidado com o sagento, veriador me impresta um dinheiro ai, veriador num falo que eles me lascam, veriador de barro e area
    vai faltar cadea pra tanta gente
    bota tambem o vice prefeito mijao

    ResponderExcluir
  4. acho que o nome dessa audiência foi anunciado errado, ao invés de audiência publica, era para ser "AUDIÊNCIA DOS CARGOS COMISSIONADOS" minha gente está na cara é só olhar para as fotos, conta-se nos dedos as pessoas que estão ali que entraram na prefeitura por um concurso publico,a maioria são cargos comissionados, e foram para fazer a vontade do prefeito.

    ResponderExcluir

Atenção: só serão respondidos os comentários que estiverem acrescidos dos EMAILS e de seus autores. A informação é importante para efetivar a correspondência eletrônica com MAJNOTICIAS.Os comentários são de responsabilidades de seus autores.