Páginas

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Juiz decreta prisão preventiva de investigados por fraudes no Idema

No início da noite desta sexta-feira (4), por meio de uma decisão judicial, foi determinada a prisão preventiva de João Eduardo de Oliveira Soares, chefe da Unidade Instrumental de Finanças e Contabilidade (UIFC) do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), do empresário e ex-chefe do mesmo setor, Clebson José Bezerril, do advogado e ex-diretor administrativo do Instituto, Gutson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra e do laranja Renato Bezerra de Medeiros, todos envolvidos no esquema de fraudes que desviou pelo menos 19,3 milhões do Idema, durante os anos de 2013 e 2014.  
Emanuel AmaralDocumentos apreendidos durante a operação Candeeiro, que investiga fraudes no Idema Documentos apreendidos durante a operação Candeeiro, que investiga fraudes no Idema

O juiz Guilherme Newton do Monte determinou a prisão dos quatro suspeitos, porém João Eduardo e Clebson Bezerril terão a prisão preventiva substituída por medidas cautelares. Após serem presos durante a Operação Candeeiro, João Eduardo e Clebson confessaram participação no esquema corruptivo que desviava dinheiro dos cofres do órgão, durante depoimento prestado ao Ministério Público Estaual, na quarta-feira passada. 

O desvio de dinheiro do Idema era feito por meio de uma conta bancária oculta, sem conhecimento de órgãos de controle. A conta foi criada pelo departamento financeiro do Idema, que estava ligado à Gudson Johnson, apontado como o idealizador do esquema.

De acordo com o Ministério Público Estadual, a partir dessa conta corrente, chamada de “conta mestre”, eram encaminhados recursos para a APA Bonfim, uma conta desconhecida de onde eram efetuados os pagamentos para as empresas envolvidas no esquema. Para que o dinheiro fosse liberado, Gutson e Clebson Bezerra, diretor financeiro do Idema, assinavam ofícios fantasmas para o Banco do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: só serão respondidos os comentários que estiverem acrescidos dos EMAILS e de seus autores. A informação é importante para efetivar a correspondência eletrônica com MAJNOTICIAS.Os comentários são de responsabilidades de seus autores.