O JOGO DOS 7 ERROS. O ATUAL MOMENTO POLÍTICO EM SÃO PEDRO
Estamos vivendo em São Pedro um acirramento nos ânimos das pessoas que se deixam levar pelo clima de guerra implantado pela oposição na última eleição. Três anos ainda não foram suficientes para superar aquele verdadeiro clima de terror, e como enquanto o pleito passado vai ficando distante no tempo, o próximo já se avizinha e promete comprometer ainda mais a qualidade nas relações interpessoais na cidade.
Diante do que vejo, baseado no Jogo dos 7 erros, clássico nos gibis do meu tempo, faço um breve apanhado da atual conjuntura política no nosso município onde a ordem dos fatores não altera o produto.
1. O Chaguismo
É o grupo político que está no poder de forma ininterrupta há 19 anos. Em virtude disso, vem sofrendo com o desgaste de tanto tempo no poder e a falta de capacidade de se reciclar e adaptar-se aos novos tempos onde o cidadão dispõe de ferramentas tanto para a crítica, como para a fiscalização dos atos do poder público. O sistema foi forjado ao estilo de seu líder, Chagas Ribeiro, durão e avesso a dar satisfações. Por conta disso, tem encontrado dificuldades de dialogar com a sociedade. Nesta atual polêmica, custava prestar os esclarecimentos solicitados? Não seria o caso da prefeita ir à Câmara, com exageradamente alguns querem. Para isso, existe a figura do líder da prefeita no plenário. Ou então, mandar um auxiliar capacitado para responder as questões. Simples assim!
2. As bananas
E antes que distorçam o que eu disse, não estou chamando ninguém de macaco. Apenas fiz uma analogia para expor a minha opinião.
3. Os vereadores
3. Os vereadores
São despreparados? São!
São omissos? São!
São negligentes? São!
Mas foram eleitos pelo povo democraticamente. Nenhuns daqueles nove indivíduos estão ali por imposição de ninguém. Foram atrás e conquistaram os votos necessários para estarem ali. Claro que sabemos que parte desses votos foram conquistados através de artifícios insalubres, podemos dizer assim. Mas lá, diante da urna, o eleitor que prometeu e/ou vendeu seu voto a pelo menos meia dúzia de candidatos, optou apenas por um, o que ele julgou ser o seu melhor representante. Com quem ele mais se identifica. A Câmara, assim como a Assembleia Legislativa e o Congresso Nacional, são espelhos da sociedade que representam. Paciência! Da próxima vez que for votar, venda seu voto, mas não entregue. Vote em pessoas que sejam capazes, mesmo que não se identifique em nada com você.
4. O mal do malandro
Aproveitei e fui ao google. Peguei esta citação
“Não sei ao certo quem engana quem, apenas sei que o enganador se engana com o engano...”
5. O passado te condena
A oposição não consegue se desvencilhar de um passado devastador para a cidade. Tudo foi arruinado na última passagem dos “verdes” pelo Palácio Francisco Cabral. Dai vem uma das fontes do fôlego do Chagismo para manter-se tanto tempo no poder. As pessoas temem a volta daqueles que maltrataram o povo e a cidade.
6. Credibilidade
Hoje eu lhe considero a pior pessoa do mundo. Mas ontem, você era 10 e eu fazia questão de estar contigo, obstante o fato de que antes de ontem, eu lhe achasse um crápula.
Qual a credibilidade de alguém estar hoje contigo, participar da sua vida e amanhã estar nas esquinas a lhe denegrir a imagem? Isso após ter ido e vindo várias vezes desfrutar do seu convívio?
Algumas das vozes ativas da oposição, inclusive a sua principal estrela, já fizeram parte do Chaguismo. Eram do miolo do grupo enquanto puderam se beneficiar dele. Saíram quando perderam privilégios, quando não tinham mais espaço para abocanhar mais e mais para si.
7. Hipocrisia
Observando os que mais esbravejam, são justamente aqueles que anseiam obter os mesmos benefícios, privilégios ou qualquer outra coisa que ele julgue que outros estão obtendo na prefeitura e ele não. São doidos por uma portaria, um cargo, uma nota fria...
Existem vários outros erros, mas me ative a estes 7 para não perder o link com os meus gibis da infância. O leitor com certeza deve ter a sua lista. O importante é estar atento aos fatos para tirar suas próprias conclusões.
Sobre o autor
José Fortaleza
Bacharel em Jornalismo pela UFRN, funcionário público e blogueiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: só serão respondidos os comentários que estiverem acrescidos dos EMAILS e de seus autores. A informação é importante para efetivar a correspondência eletrônica com MAJNOTICIAS.Os comentários são de responsabilidades de seus autores.