Páginas

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Kalina: “Só vai melhorar a situação do RN se estivermos todos de mãos dadas pela paz”

Secretária avalia os primeiro seis meses de governo, reconhece a deficiência da Policia Civil e espera logo a abertura de novos editais para concursos na Segurança Pública

rtiu56ei5i
Com mais de 15 anos na Polícia Civil, a secretaria Kalina Leite Gonçalves, da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, faz uma avaliação dos primeiros seis de sua gestão.
Reconhece que não tem policiais suficientes, principalmente na Policia Civil, e nem estrutura, para combater o crime. Reconhece também que o Instituto Técnico-científico de Polícia praticamente não existe e que precisa reestrutura-lo 100%.
Cogita possibilidade de concurso para Policia Civil e, por fim, a secretária Kalina Leite comenta sobre as investigações para elucidar a chacina em Itajá, onde cinco mulheres foram executadas a tiros semana passada.
A secretária defende a tese de que todas secretarias de governo e a sociedade precisam se unir para enfrentar o crime. “Só vai melhorar a situação do Rio Grande do Norte se estivermos todos de mãos dadas pela paz”, diz.
MH – A senhora falou que a deficiência de delegados é de 70%. Situação pior são de escrivãs, que passa de 80%. Os concursados que estão fazendo o curso não passa nem perto de atender à necessidade. Tem previsão de concurso?
Já há uma autorização do tribunal de contas e do governo do estado para que urgentemente a gente faça um concurso público para repor. Sabemos do problema de delegados e agente, mas o problema com o escrivão é gritante. Chega a 80% de déficit. É uma categoria que está muito sofrida em razão do pouco número de profissionais e por ser uma atividade fundamental na delegacia. Nós temos dois escrivãs na Assembleia Legislativa e já oficializamos ao poder legislativo que nos devolva esses dois profissionais que nos fazem muita falta, tem um no tribunal de contas também, que a gente suplica que seja devolvido. São apenas 3, mas que fazem uma diferença muito grande no nosso efetivo diante de uma deficiência de 80% no quadro. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também tem uma deficiência significativa. Então a gente tem que recompor esses quadros efetivos e por isso hoje essa necessidade tão grande de se utilizar das diárias operacionais, que não são todos os policiais que querem usufruir desses recursos. Muitos fazem para ter a polícia na rua, porque esse momento é no sacrifício dos policiais, na hora de seu descanso que ele vai cumprir essa jornada extra de trabalho. E a gente precisa recompor esses quadros para diminuirmos esse número de diárias operacionais que o estado hoje desembolsa.
MH – Doutora, sabemos que hoje os presídios estão superlotados, mas além disso eles se transformaram em fábricas de bandidos, onde homens entram lá ruins e saem péssimos, bem piores do que entraram. O estado está trabalhando essa restruturação a partir dos motins de março? Como está se dando esse processo?
KLG – Quero deixar claro que o sistema prisional não interfere na secretaria de segurança. Mas claro que interfere frontalmente o nosso trabalho, porque nos destinamos qualquer instabilidade no sistema prisional, pois a polícia e junto com os agentes penitenciários fazer a proteção e a guarda. Mas a restruturação do sistema prisional está a cargo da secretaria de justiça do estado, que tem a frente o Dr. Edilson e é extremamente conhecedor do tema e pelo que tenho acompanhado, está acontecendo essa restruturação. Mas não basta somente a restruturação no Brasil. Infelizmente o sistema prisional no país é caótico, há uma superlotação, há violação de direitos, enfim ninguém entra no sistema prisional para sair melhor, o que é péssimo. E tratar mal o bandido não é um bom negócio, o bom seria re- socializar e que ele voltasse ao convívio da sociedade com condições. Mas infelizmente essa é uma prática que não acontece no Brasil.
MH – Nesta semana aconteceu essa chacina em Itajá, no Vale no Assu, onde 5 mulheres foram assassinadas. Quais as providências que a secretaria está tomando para que crime absurdo como este não venha mais acontecer?
KLG – É lamentável esse fato, onde aconteceu, como aconteceu, são pessoas vulneráveis e estão em um ambiente não propício e que favorece a esse tipo de ação criminosa. Mas a secretaria de segurança junto com a polícia civil e militar imediatamente encaminhou suas equipes para o local, tais como a delegacia de homicídio e a divisão do oeste, e eles estão fazendo um trabalho de acompanhamento e apuração dos fatos. Além disso, a área de inteligência está monitorando toda a investigação. É importante que a população contribua com informações, a polícia sobrevive de informações e por isso é importante que denunciem e que acreditem na polícia, porque com denúncia a gente consegue ter mais eficiência e eficácia.
MH – Qual a mensagem que a senhora deixa para essas pessoas que estão com medo de sair ou chegar em casa com medo de assalto?
KLG – É muito difícil e eu compreendo esse pânico. Agora a gente recebe diversas informações e somos obrigados a desmentir muitas delas. Por exemplo, assalto em um barzinho. Houve um assalto e propagam que foi um arrastão, e isso não foi verdade. Pessoas aproveitam uma situação e propagam inverdades. Então é importante que a população se aproxime da polícia, para saber o seu trabalho e que tenha os cuidados mínimos que todo cidadão tem que ter em toda e qualquer cidade do país.
MH – Vamos comentar um pouco por setor. Como está a restruturação do ITEP?
KLG – O ITEP é preocupante. Nós temos duas grandes preocupações na segurança pública: que é a questão de recursos humanos e de estrutura física. Nós temos excelentes servidores, tanto nas polícias quanto no ITEP e no caso específico da polícia técnica, o governador sabe que precisamos passar por um reordenamento completo. O ITEP, eu diria que praticamente ele não existe. Ele precisa nascer, com uma legislação completa, comtemplando os cargos que são necessários e as funções que são necessárias para que a gente tenha um instituto de perícia condizente com a realidade que o estado precisa, que a justiça criminal precisa, porque a perícia faz parte fundamentalmente da impunidade ou da percussão criminal e daquilo que a gente quer investigar.
 MH – Para formatar um processo investigativo, para um promotor ter uma boa peça na sua denúncia e para um juiz aplicar uma sentença justa, é muito importante a questão pericial, é isso mesmo?
KLG – Eu diria que é fundamental a questão pericial. Se discute a muitos anos a formatação do ITEP e eu acredito que este ano, ano de muita dificuldade, de mudança de governo, de mudança de equipe, mas nós já estamos há 6 meses, já evoluímos e eu tenho fé em Deus e acredito muito no governador, nos servidores que estão no ITEP e nas pessoas envolvidas nesse processo, o Diretor do ITEP é uma pessoa muito respeitada a nível nacional, é um gestor excelente. Então eu acredito que neste ano, nós colocaremos um ponto final nessa novela que se arrasta a tantos anos no ITEP.MOSSORO HOJE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: só serão respondidos os comentários que estiverem acrescidos dos EMAILS e de seus autores. A informação é importante para efetivar a correspondência eletrônica com MAJNOTICIAS.Os comentários são de responsabilidades de seus autores.