Páginas

sábado, 17 de janeiro de 2015

Pena de morte

“Mereço mais uma chance”, diz brasileiro condenado na Indonésia

Amigo diz que brasileiro 'sempre teve um otimismo muito grande, até exagerado'. A execução está marcada para este sábado

O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, condenado à morte na Indonésia
O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, condenado à morte na Indonésia (Reprodução/Facebook /VEJA)
“Estou ciente de que cometi um erro gravíssimo, mas mereço mais uma chance, porque todo mundo erra”. Com essas palavras, o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira fez um pedido por sua vida, dias antes da data marcada para sua execução por fuzilamento na Indonésia. Na gravação, o brasileiro condenado à pena de morte em 2004 depois de ser preso com 13 quilos de cocaína demonstra arrependimento e diz estar passando por um momento difícil. “É um momento muito difícil pra mim. Estou sofrendo. Peço às autoridades que zelem pelo meu caso”.
Leia também:

Ele afirma que tem o desejo de ensinar os jovens a não cometerem o mesmo erro que ele ao se envolver com drogas. “Meu sonho é sair daqui, voltar para o Brasil e expor meu problema para os jovens que estão pensando em se envolver com drogas (...) Quero voltar para o meu país, pedir perdão a toda a minha nação e ensinar para os jovens que a droga só leva a dois caminhos: ou a prisão ou à morte”.
O brasileiro afirma manter as esperanças de que “sua estrela vai brilhar mais uma vez”. “Vou lutar até o fim. Porque a minha vida não pode acabar dessa maneira dramática, eu sendo fuzilado aqui na indonésia”.
'Otimismo muito grande' – O depoimento, gravado na terça-feira, foi publicado na internet pelo cineasta Marcos Prado, que está fazendo um documentário sobre a história. Em entrevista ao site de VEJA, o cineasta contou que o brasileiro "tinha muita esperança em conseguir o perdão". “Ele sempre teve um otimismo muito grande, até exagerado, costumava dizer que tinha sete vidas e que ia sobreviver a mais essa, assim como nas vezes anteriores em que esteve à beira da morte nos acidentes que sofreu voando de asa delta”.
A execução de Moreira está marcada para a tarde deste sábado, pelo horário de Brasília. Nesta sexta, o Itamaraty informou que o presidente indonésio, Joko Widodo, negou um pedido de clemência feito por Dilma Rousseff.
Widodo assumiu a presidência em outubro e implantou uma política de tolerância zero para traficantes, prometendo executar os condenados por esse tipo de crime. Ele tem apoio da população, amplamente favorável à pena de morte. revista veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: só serão respondidos os comentários que estiverem acrescidos dos EMAILS e de seus autores. A informação é importante para efetivar a correspondência eletrônica com MAJNOTICIAS.Os comentários são de responsabilidades de seus autores.