Páginas

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A uma semana da eleição, pesquisa Seta aponta empate entre Henrique e Robinson

Candidato do PMDB obteve 33% das intenções de voto da pesquisa e o adversário do PSD, 32,3%

56u56u32322
Restando seis dias para as eleições gerais de 2014, o Instituto Seta de Pesquisa aponta empate técnico na corrida para o governo do Rio Grande do Norte. De acordo com o instituto, o candidato do PMDB, Henrique Eduardo Alves, e o do PSD, Robinson Faria, estão empatados na corrida para o governo estadual. Veiculados pelo portal de notícias Nominuto, os números mostram que Henrique tem 33% das intenções de voto, contra 32,3% de Robinson Faria. Em terceiro lugar, aparece o candidato do PSOL, Robério Paulino, com 1,9% das intenções de voto, seguido pelo candidato do PSL, Araken Farias, e pela candidata do PSTU, Simone Dutra, ambos com o mesmo percentual, 0,6%. Brancos e nulos somam 22,8%, e indecisos (não sabe) totalizam 8,8%.

De acordo com o sociólogo Daniel Menezes, diretor-presidente do Instituto Seta, a disputa para o governo do Estado está aberta, com forte tendência de segundo turno. “Há um processo de polarização, porque é possível perceber que os candidatos ditos pequenos estão diminuindo de tamanho na pesquisa. Parte do eleitor de Robério está indo para Robinson, devido a um processo de polarização motivado pela percepção da competitividade. Seria uma antecipação de um suposto segundo turno”, diz ele.

“Estou dizendo que há tendência de segundo turno, porque hoje qualquer diferença de dois, quatro pontos pode resolver no primeiro turno, uma vez que os candidatos pequenos caíram. Somados, os pequenos dão cerca de três pontos. No entanto, acho que vão ficar bem próximos e aí podemos ter uma eleição definida no primeiro turno, ou no segundo turno. Qualquer arrancada de um dos nomes nesta reta final pode redundar com a eleição terminando no primeiro turno. O destaque desta pesquisa é a queda de Robério em Natal, a permanência de Henrique estacionado e a migração do eleitor de Robério para Robinson”.

Na pesquisa espontânea, sem lista pré-definida de candidatos, Henrique aparece com 27,5% das intenções de voto, seguido por Robinson com 26,5%, diferença de apenas um ponto percentual. Robério tem 1,6%. Simone tem 0,4%, e Araken, 0,2%. Brancos e nulos somam 18,8%, e indecisos totalizam 25%. Na simulação de segundo turno com os dois mais votados, Henrique e Robinson também estão empatados. O candidato do PMDB tem 35,4%, contra 35,2% dados a Robinson. Brancos e nulos somam 20,5%, e indecisos são 8,9%.

No quesito rejeição, Henrique lidera com 26,9%. Robinson é rejeitado por 15,5% dos entrevistados da Seta/Nominuto. Robério Paulino tem rejeição de 6,2%; Araken de 4,5%; e Simone tem de 3,6%. Brancos e nulos somam 23,2%, indecisos são 20,1%.

O Instituto Seta de Pesquisas ouviu 1.700 eleitores entre os dias 23 e 25 de setembro nas principais regiões do Estado do Rio Grande do norte. A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa Seta/Nominuto foi registrada no TRE sob o protocolo RN 00035/2014.

Instituto confirma liderança de Fátima para o Senado

O Instituto Seta confirma a tendência de vitória da candidata do PT para o Senado, Fátima Bezerra, sobre a segunda colocada, Wilma de Faria, do PSB. De acordo com os números da pesquisa, a petista mantém 10 pontos percentuais de vantagem sobre a vice-prefeita. Na pesquisa estimulada, Fátima tem 37,4% das preferências, contra 27% de intenções de voto na ex-governadora. Roberto Ronconi (PSL) está com 1,6% (Ronconi, que não é candidato, ainda aparece na pesquisa porque a decisão do TRE de cassar seu registro ocorreu durante a coleta dos dados). Ana Célia (PSTU) tem 0,6%, e Lailson Almeida (PSOL) tem 0,5%. Brancos e nulos somam 23%, e indecisos (não sabe) totalizou 9,9%.

“Há tendência de Fátima ganhar, sobretudo porque ela leva em Natal e em Mossoró, além de também levar nas grandes cidades. O mais provável, para o Senado, é a vitória de Fátima”, destaca Daniel Meneses. “Para o Senado, temo falar em quadro definido porque a pesquisa não permite fazer esse tipo de afirmação. Pesquisa é probabilidade, não é certeza. No entanto, há forte probabilidade que Fátima ganhe pelo quadro estabelecido”, afirma.

Na medição espontânea, Fátima tem 29,7% das intenções de voto, seguida por Wilma com 21%. Ronconi aparece com 1,1%. Ana Célia está com 0,5% e Lailson com 0,3%. Brancos e nulos somam 19,5%, e indecisos totalizam 27,9%. No quesito rejeição, Wilma lidera. A líder do PSB é rejeitada por 26,6% dos pesquisados da Seta/Nominuto. Lailson tem rejeição de 14,3%, seguido por Fátima com 13,8%. Ronconi é rejeitado por 8,3%, e Ana Célia por 2,7%. Brancos e nulos somam 21,6%, e indecisos totalizam 12,7%.

No RN, presidente Dilma Rousseff abre mais de 30% de vantagem sobre Marina

Na corrida sucessória presidencial, a presidente e candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, tem mais de 30 pontos percentuais de vantagem sobre Marina Silva (PSB) no 1º turno, aponta Seta/Nominuto neste domingo (28). Na pesquisa estimulada, a candidata do PT à reeleição tem 51,1% das intenções de voto no Rio Grande do Norte. Marina aparece em segundo com 19,9%, e Aécio Neves (PSDB) tem 8,2%. Os demais candidatos ao Planalto não pontuaram. Brancos e nulos somam 13,6%, e indecisos (não sabe) totalizaram 6,4%.

Na pergunta espontânea, Dilma tem 48,2%, seguida por Marina com 17,7%. Aécio tem 7,9%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somam 10,5%, e indecisos totalizam 14,7%. Na medição de segundo turno com Marina, Dilma tem 53,2% contra 22,9%. Brancos e nulos somam 16,4%, e indecisos totalizam 7,5%.

O quesito rejeição aponta no RN que Marina é a mais rejeitada: 22,8% dos eleitores disseram que não votam nela de jeito nenhum. Dilma tem rejeição de 16,9%, seguida por Aécio com 15,4%. Pastor Everaldo (PSC) tem 5,2% de rejeição, seguido por Eduardo Jorge (PV) com 2%, por Levi Fidélix (PRTB) com 1,7% e por Zé Maria (PSTU) com 1,2%. Os demais não pontuaram no quesito rejeição. Brancos e nulos somam 16,6%, e indecisos totalizam 16,1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: só serão respondidos os comentários que estiverem acrescidos dos EMAILS e de seus autores. A informação é importante para efetivar a correspondência eletrônica com MAJNOTICIAS.Os comentários são de responsabilidades de seus autores.