Páginas

domingo, 3 de agosto de 2014

O CORONELISMO, MANDONISMO, CLIENTELISMO, IMPERA EM NOSSO PAÍS ATÉ OS DIAS DE HOJE.

Na realidade o coronelismo já existia desde o tempo do império, os coronéis eram em sua maioria latifundiários estabelecidos no nordeste e que exerciam poder sobre extensas áreas dessa região. O Nordeste sofria com a miséria, a falta de terras e água. Os coronéis possuíam dentro de suas terras (propriedades) barreiros e grandes açudes de água, o que fazia com que tivessem grande poder sobre a massa dos pobres miseráveis. Também controlavam todo sistema político e eleitoral bem como os cargos públicos nas eleições na maioria dos eleitores. A partir de 1889, o voto deixou de ser censitário e que qualquer homem acima de 21 anos de idade podia votar, já recebia o seu voto pronto, os jagunços agindo como policial do coronel entregava a cédula eleitoral já com o voto marcado. Como não existia o voto secreto, os coronéis exerciam total controle sobre seus eleitores. Esse tipo de voto ficou conhecido com “voto de cabresto”. O coronel eleito distribuía os cargos públicos entre seus parentes e familiares, dando continuidade ao seu poder. É interessante lembrar que até hoje existe coronéis disfarçados de homens bons no Brasil.
       Bem lembrado, infelizmente o BRASIL ainda se enquadra neste perfil tão absurdo e arcaico, sabe – se que tem gente por aí que cultiva esse tipo de política mesquinha avarenta e miserável em pleno século XXI, deixando de lado o progresso, as razões, a dignidade e acima de tudo a liberdade das pessoas, comprometendo por muitos e longos tempos o futuro de tanta gente, principalmente o futuro dos jovens.
        É claro e muito bem visto que o poder que aí está basea – se nesse tipo de política que comparada ao assunto anterior, é a verdadeira “oligarquias” (Coronelismo) só emprega familiares amigos e parentes muito próximos com os melhores cargos e empregos muito bem remunerados, atropelando assim a lei do nepotismo que existe, bem como a constituição Federal de 1988, fica para trás um PAÍS sem avanço, e sem perspectiva alguma, pobre, parado, despercebido e semivivo um PAÍS que tanto amamos chamado de BRASIL. Acorda Brasil adormecido, pensando bem não há 10% de corruptos em nossos Pais, a maior maça é de trabalhadores honestos, porque sempre os 10% dominam 90% dos trabalhadores honestos desse pais? Respondam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: só serão respondidos os comentários que estiverem acrescidos dos EMAILS e de seus autores. A informação é importante para efetivar a correspondência eletrônica com MAJNOTICIAS.Os comentários são de responsabilidades de seus autores.