Páginas

sexta-feira, 18 de julho de 2014

EX-GOVERNADOR FERNANDO FREIRE E POLÍTICOS DE SÃO PEDRO NO BANCO DOS RÉUS

Fernando Freire
Pelos crimes de falsidade ideológica, formação de quadrilha ou bando, estarão no banco dos réus no próximo dia 29 de agosto, o ex-governador Fernando Freire, os políticos são-pedrenses, Paulo Reginaldo, ex-vereador e José Adailson Gomes, atual presidente da Câmara Municipal de São Pedro.
Além deles, mais três pessoas inseridas no processo 0107483-06.2013.8.20.0001 (clique aqui e veja o despacho) terão que se apresentar com seus respectivos advogados à corte, para audiência de instrução e julgamento, segundo despacho publicado ontem (17/07).
Este é um dos processos a que responde o ex-governador. Os atos ilícitos foram feitos na época em que Fernando Freire era vice-governador na gestão do atual ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB). O caso ficou conhecido como o "escândalo dos gafanhotos", pois o vice-governador mandava incluir na folha de pagamentos do funcionalismo do estado, pessoas que não exerciam nenhuma função, funcionários fantasmas que "comiam" a folha de pagamento. O dinheiro era sacado em benefício de Freire e das outras pessoas beneficiadas pelo esquema. 
Relembre parte do caso, lendo a matéria do Jornal de Fato:

Ex-governador do PMDB do RN é condenado a dez anos de prisão em regime fechado

O ex-governador Fernando Antônio da Câmara Freire, do PMDB, foi condenado a 10 anos de prisão em regime fechado, além de pagamento de multa por crimes de peculato e falsidade ideológica, neste primeiro de abril de 2014.
Na época do crime, Fernando Freire era vice-governador do atual ministro da Previdência Social, Garibaldo Alves Filho, também do PMDB. Freire assumiu quando do final do mandato de Garibaldi, que saiu do cargo para concorrer a outro.
A sentença está assinada pelo juiz Fábio Wellington Ataíde Alves, da 4ª Vara Criminal de Natal, atendendo pleito do Ministério Público estadual. Diante das circunstâncias, o juiz também decidiu por determinar a prisão do réu.

Além de Fernando Freire, o juiz Fábio Wellington Ataíde Alves também condenou pelos mesmos crimes Katya Maria Medeiros Calda Accioly a seis anos de prisão. Neste caso, o juiz optou por permitir que a ré recorra da decisão em liberdade.
Quanto à prisão de Fernando Freire, o magistrado atendeu também pleito do Ministério Público Estadual, que alegou que se mudou e não informou o novo endereço a Justiça.
O crime conforme a denúncia
"O denunciado Fernando Antônio da Câmara Freire por meio da Portaria n. 006/2001 - GVG, de 02.04.2001 (fls. 05/13 do inquérito policial), no exercício do cargo de Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Norte/RN, atribuiu fraudulentamente gratificação de representação de gabinete em nome de Maria de Fátima da Silva Gomes, o que fez gerar a emissão dos respectivos cheques-salários, vindo desviar recursos públicos em proveito da denunciada Katya Maria Medeiros Caldas Accioly, no total de R$ 4.455,00 (quatro mil, quatrocentos e cinqüenta e cinco reais)." Para implementação da fraude, coube à denunciada Maria do Socorro Dias de Oliveira a coleta de cópias de carteira de identidade e do cartão de CPF da pessoa de Maria de Fátima sa Silva Gomes; a adoção das providências burocráticas à implantação de gratificação; e o recebimento dos respectivos cheques-salários, que posteriormente eram entregues à denunciada Katya Maria Medeiros Caldas Accioly. Por sua vez, a denunciada Katya Maria Medeiros Caldas Accioly - que é servidora pública estadual e, na época dos fatos, estava lotada na vice-governadoria, secretariando os denunciados Fernando Antônio da Câmara Freire e Maria do Socorro Dias de Oliveira - para se apropriar da importância de R$ 4.455,00 (quatro mil, quatrocentos e cinqüenta e cinco reais) desviada em seu proveito, depositou os cheque-salários abaixo identificados na sua conta bancária. http://www.jspnoticias.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: só serão respondidos os comentários que estiverem acrescidos dos EMAILS e de seus autores. A informação é importante para efetivar a correspondência eletrônica com MAJNOTICIAS.Os comentários são de responsabilidades de seus autores.