"E, na minha avaliação, há três estados onde já deveria ter havido uma intervenção federal no sistema penitenciário há muito tempo: Maranhão, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte, também crítico, este ano teve rebeliões e fugas com mortos."
A declaração publicada na edição da semana passada do jornal O Globo é atribuída a uma entrevista do Supervisor de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Conselho Nacional de Justiça, Guilherme Calmon, onde criticou o uso de verba na área e defendeu intervenção federal em presídios críticos.
Segundo a matéria do O Globo, quando questionado sobre se já tinha ocorrido alguma intervenção federal no país, Calmon teria dito que acreditava que isso ainda não tinha acontecido e que avaliava que a medida já deveria ter sido adotada no estado potiguar e também no MA e RS.
Na ocasião, o desembargador ainda teria se referido ao sistema prisional do RN como "crítico" com registro de "rebeliões e fugas com mortos". Ainda na entrevisa publicada, Calmon teria dito que no Multirão Carcerário de 2013 constatou-se piora no estado potiguar.
"O Rio Grande do Norte piorou em relação a 2011, quando fomos lá. Piorou em relação a superlotação, por exemplo. De forma geral, todos os estados visitados este ano pioraram."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Atenção: só serão respondidos os comentários que estiverem acrescidos dos EMAILS e de seus autores. A informação é importante para efetivar a correspondência eletrônica com MAJNOTICIAS.Os comentários são de responsabilidades de seus autores.