Páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ÉTICA, MORAL, HONESTIDADE E CARÁTER!


Antes de falar a respeito de qualquer assunto, precisamos  saber exatamente o que significa cada palavra sobre a qual vamos expressar nossos comentários.
De acordo com o dicionário Wikipédia:  Ética, é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do grego e significa aquilo que pertence ao caráter. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. Moral, deriva do latim mores, "relativo aos costumes". Moral é um conjunto de regras no convívio. Honestidade,  é o ato, qualidade, ou condição de ser honesto. Isto pode incluir ser a pessoa ou instituição verdadeira em seus atos e declarações, não propensa a enganar, mentir ou fraudar; sem malícia.  Caráter,  é um termo usado em psicologia como sinônimo de personalidade. Em linguagem comum o termo descreve os traços morais da personalidade.
Há pessoa que  tem ética,  moral e são honestas, independente da sua condição social, raça ou profissão. É uma questão de caráter.
Por exemplo: políticos que já estão no poder e aqueles que almejam a qualquer custo chegar lá, falam o tempo todo de ética para passarem às pessoas uma impressão de que são honestos e  moralmente corretos e para que  assim, então,  os menos desprovidos de informações   acreditem.
Temos que ser críticos e informados e entender que ser ético, não significa ter moral e ser honesto. Exemplo disso vem das associações criminosas que são altamente éticas.
Quando vemos as pessoas maltratadas pelo dia a dia, porque suas necessidades fundamentais e básicas não são supridas, mesmo pagando altos impostos,  pensamos então, que  o poder público esqueceu completamente a  ética do dever que é um direito do cidadão/ã.
Um grande exemplo e demonstração de honestidade governamental seria, para ser mais clara,  o salário de aposentado,  que poderia  até  ser justo, (e aqui não estou afirmando que é),  desde que  os mesmos tivessem, no mínimo, plano de saúde condizente que o governo lhes  proporcionasse.
Aí concluímos que a falta de todos os valores que devem compor um homem/mulher que se predispõe a assumir um cargo eletivo e representar o povo, só é suprida quando elegemos aquele/a  que tem caráter , coragem  e verdadeiro amor pelas pessoas. Só assim, esse/a representante popular, vai  defender verdadeiramente os direitos de quem realmente importa: a população que o elegeu. 
Afinal, ninguém quer ser vitima dos desonestos e por isso temos o DIREITO de escolher  nossos representantes,  mas também não podemos nos esquecer que com nosso voto ajudamos a colocar no poder aquele/a que não vai apenas nos representar mas sim todas as pessoas que compõe nossa comunidade. E isso é um DEVER: escolher certo, não ser egoísta, não pensar só em si ou em pequenos grupos ,  conchavos, compromissos feitos pelas costas do povo para com isso obter alguma vantagem pessoal. 
Estamos naturalmente propensos a acreditar que, não obstante os esperados “contorsionismos verbais” (ou seja, fala bonita, porém falsa) e outros exemplos de pequenos “desvios de conduta”, no que se refere às contingências práticas da  política que aí está e por isso desacreditada, existe ainda,  uma grande e fundamental divisão de caráter entre modos de se fazer política  verdadeira e sem enganações: de um lado   a falta de princípios por parte de alguns e de outro a inclinação  em direção de normas éticas e morais na forma de se conduzir em política. É nisso que devemos prestar muita atenção. Não basta dizer quero ser, é preciso merecer ser.
Para isso é  preciso ter caráter, credibilidade, ser transparente, ético, honesto, moralmente aceito pela comunidade e acima de tudo amar e respeitar as pessoas, para iniciar um discurso de  pretensão em  ser um  um/a candidato a representante popular.
É  obrigatório que este/a  cidadão  respeite  e ame cada pessoa, começando pela sua própria família e se estendendo a todos/as.

VAMOS RESPEITAR A INTELIGÊNCIA DA NOSSA CIDADE E DAS PESSOAS QUE AQUI VOTAM! NÓS ESTAMOS VENDO TUDO COM OLHOS BEM MAIS CRÍTICOS!  - Dra.Sudalene

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção: só serão respondidos os comentários que estiverem acrescidos dos EMAILS e de seus autores. A informação é importante para efetivar a correspondência eletrônica com MAJNOTICIAS.Os comentários são de responsabilidades de seus autores.