Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

RN tem 4ª maior taxa de homicídios entre jovens de 16 e 17 anos

Número de homicídios entre jovens no RN teve maior alta do país
O Rio Grande do Norte tem, proporcionalmente, a quarta maior taxa de mortes de adolescentes entre 16 e 17 anos no Brasil. Os dados, referentes ao ano de 2013, são do Mapa da Violência 2015, divulgado nesta terça-feira (30), e mostram também que o estado teve aumento de 560% na taxa de homicídios nesta faixa etária.
De acordo com o levantamento, o Brasil teve 3.749 homicídios de jovens entre 16 e 17 anos em 2013, o que corresponde a uma taxa de 54,1 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes. No Nordeste, o número de homicídios de jovens dessa faixa etária no mesmo ano foi de 1.588, o que corresponde a 76 mortes para cada 100 mil habitantes. O Rio Grande do Norte está bem à frente da média nacional e da região.
Com 117 homicídios em que as vítimas foram jovens entre 16 e 17 anos, o estado teve taxa de 98,1 mortes por cada 100 mil habitantes em 2013. A proporção só é inferior à de Alagoas (147,0), Espírito Santo (140,6) e Ceará (108,0). Os números assustam ainda mais quando se mostra a evolução dos dados referentes à criminalidade.
Tribuna do Norte

Marcinho VP e Elias Maluco passarão pelo menos um ano na Penitenciária de Mossoró

Nenhum detalhe pode ser fornecido sobre a chegada ou saída de presos nas penitenciárias do sistema federal

Foto: Arquivo
Desde ontem (29), o novo diretor do Presídio Federal de Mossoró é o agente penitenciário federal Nilton Soares de Azevedo, que assumiu o posto em um sistema de rodízio estabelecido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) – onde um diretor permanece por aproximadamente um ano à frente de uma unidade e em seguida é removido para outra penitenciária.
No Presídio Federal de Mossoró, Nilton Soares vai encarar pela frente vários detentos de alta periculosidade, líderes de facções criminosas que estão trancados na unidade potiguar, dentre eles os traficantes cariocas Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, e Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP. Os dois detentos são responsáveis por crimes em morros do Rio de Janeiro.
Segundo informações, Elias Maluco e Marcinho VP chegaram recentemente ao Presídio Federal de Mossoró, juntamente com outros presos, vindos de Catanduvas (PR), em sistema de rodízio entre os presídios federais. Em contato com o Depen, a reportagem do O Mossoroense foi informado que nenhum detalhe pode ser fornecido sobre a chegada ou saída de presos nas penitenciárias do sistema federal.
A permanência dos líderes do narcotráfico na penitenciária federal de Mossoró deverá ser por aproximadamente um ano e logo depois desse período, eles deverão ser transferidos para outra unidade federal.
De conformidade com o Depen, esse sistema de rodízio entre os presídios federais é para que o detento não crie vínculos onde está cumprindo pena e, também, por questões de segurança.
Elias Maluco e Marcinho VP estão entre os traficantes mais perigosos do Brasil, segundo a PF
Investigações da Polícia Federal apontam que os criminosos Elias Maluco e Marcinho VP estão entre os traficantes mais perigosos e influentes do Brasil. Para se ter uma ideia, o traficante Elias Pereira da Silva foi condenado em 2005 a 28 anos e seis meses e preso pelo assassinato do jornalista Tim Lopes. Antes, em 2002, foi sentenciado a mais 10 anos, sete meses e 15 dias de prisão, desta vez pelo crime de lavagem de dinheiro.
Elias Maluco estava preso na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul e recentemente foi transferido para a unidade federal de Mossoró. Antes ele também cumpria pena no presídio federal de Porto Velho, capital de Rondônia.
No ano passado, Elias Maluco teve negado pelo Superior Tribunal de Justiça pedido de habeas corpus no qual buscava ser transferido de volta aos presídios estaduais do Rio de Janeiro.
Marcinho VP
Já Márcio Nepomuceno, Marcinho VP, deu entrada no Sistema Penitenciário Federal no dia 5 de janeiro de 2007, em Catanduvas (PR). Também teve passagens pelos presídios de Porto Velho (RO), e de Campo Grande (MS).
Conforme a PF, em uma de suas passagens por Catanduvas, Marcinho VP e Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, são acusados de terem ordenado de dentro da prisão, ataques às sedes do AfroReggae no Rio. Os dois foram indiciados pela Delegacia de Combate às Drogas por terem dado o comando para os atentados. Em uma conversa gravadas entre os bandidos, Beira-Mar fala para VP mandar um “salve” para o coordenador do Afro Reggae.O Mossoroense

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Governador em exercício encaminha à Assembleia projeto de segurança

fabio_al
O governador em exercício, Fábio Dantas (PCdoB), encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (29), um projeto de lei de Segurança Pública, que dispõe sobre a designação de policiais militares da reserva remunerada para o serviço ativo.
“Os servidores militares vão poder sair voluntariamente das reservas e voltar à ativa, exercendo as atividades com farda. Com a saída da reserva, será decidido onde ficarão e quais atividades vão exercer”, disse Fábio Dantas. De acordo com o projeto, o comandante da Polícia Militar poderá designar, para o serviço ativo, militares da reserva com até 65 anos de idade, para o caso dos homens, ou até 60 anos, se mulheres, para promover a segurança dos imóveis pertencentes ao patrimônio do Estado

Presos filmam tortura a rival dentro de penitenciária no interior do RN

Agredido no dia 5 de junho, preso chegou a ficar uma semana internado.
Direção abriu sindicância e teve acesso a vídeo neste domingo (28).
Preso é atingido por uma suposta barra de ferro em penitenciária de Caicó (Foto: Reprodução/Vídeo)Preso é atingido por uma suposta barra de ferro
em penitenciária (Foto: Reprodução)
A direção da Penitenciária Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão, está analisando um vídeo que foi gravado por presos da unidade na tentativa de identificar os responsáveis por torturar um detento rival, fato ocorrido no dia 5 de junho dentro de um dos pavilhões da unidade. O presídio fica em Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte.
As imagens chegaram ao diretor da penitenciária, Alex Alexandre, neste domingo (28). O detento agredido teve o braço quebrado e sofreu ferimentos graves nas pernas. Os presos envolvidos na violência podem responder por tortura e até tentativa de homicídio.
De acordo com o diretor da unidade prisional, o detento Juliano Carlos de Medeiros foi imobilizado e amordaçado. Ele teve as pernas agarradas por vários presos enquanto era golpeado com um bastão de ferro. O preso também é ameaçado com uma serra, que não chega a ser utilizada. 
Danificado pelos detentos durante a onda de rebeliões que aconteceu em março no sistema penitenciário potiguar, o Pavilhão E do Pereirão está sem celas, o que dificultou o acesso dos agentes penitenciários ao local. O diretor conta que foi necessário invadir o pavilhão para conseguir soltar o preso.
"Só não morreu porque chegamos rápido. Os presos não queriam retirá-lo. O rapaz ficou internado uma semana, fez uma cirurgia no braço e vai precisar fazer outra agora. Recebi a filmagem no domingo. Antes disso, fizemos duas revistas e não localizamos os instrumentos utilizados nem o celular usado para gravar a cena", relata Alex Alexandre. Aberta na época do crime, uma sindicância está em andamento para identificar os responsáveis pelas agressões. "Com o vídeo em mãos, já estamos trabalhando para identificar quem aparece nas imagens", conta.
O diretor acrescenta que o Pavilhão E é ocupado por detentos que integram uma facção criminosa com atuação no estado. O espaço tem atualmente 70 presos. "Ouvimos o preso agredido, mas ainda não sabemos o que motivou a tortura", encerra. G1/RN

Sobe para oito o número de fugitivos do CDP de Pirangi

Subiu para oito o número de presos que fugiram do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirangi, na zona sul de Natal. Inicialmente, os agentes penitenciários haviam informado que foram quatro fugitivos, mas uma nova recontagem verificou que foram oito.

A fuga aconteceu na manhã desta segunda-feira (29). Os presos conseguiram abrir um buraco na parede de uma das celas e deixaram a unidade.

Presos que fugiram do CDP de Pirangi
Presos que fugiram do CDP de Pirangi
A parede por onde aconteceu a fuga dá acesso à rua de trás da unidade prisional. De acordo com os agentes, outros 88 presos poderiam usado o espaço aberto para deixar a unidade.

Os presos que conseguiram fugir estavam no setor de triagem, ou seja, aguardavam julgamento e vagas em outras unidades prisionais do estado.

terça-feira, 23 de junho de 2015

PM captura dois foragidos da justiça e prende suspeito de arrombar veículos‏

Vários ônibus, carros e motociclistas foram abordados em pontos itinerantes

Foto: Divulgação
Policias Militares do 5º Batalhão de Polícia Militar (5ºBPM) intensificaram as abordagens e patrulhamento tático na zona Sul de Natal durante toda a tarde e noite desta segunda-feira (22). Vários ônibus, carros e motociclistas foram abordados em pontos itinerantes. A operação segue o trabalho de inteligência e dados estatísticos repassados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) que ajuda na localização de pontos e situações onde há registros de ocorrências.
Durante a madrugada de hoje (23), a PM conseguiu prenderum homem identificado por Judson Matias da Silva Neto, 32 anos, morador da Vila de Ponta Negra, em Natal, de posse de ferramentas usadas para furto de veículos, como chaves minxa e pé de cabra. No momento da abordagem, Judson estava retirando um som automotivo de um veículo. Vitimas o reconheceram e ele foi conduzido à Delegacia de Plantão da Polícia Civil.
Em Parnamirim, os policiais das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) apreenderam duas armas de fogo e munições com um foragido da penitenciária de Alcaçuz identificado como Ivanildo Domingos da silva, de 33 anos. A prisão aconteceu no bairro de Monte Castelo, quando a PM realizava o patrulhamento e o foragido, armado, tentou correr para dentro de casa. Uma pistola ponto 380 e uma arma calibre 12 de fabricação caseira foi encontrada na residência. Ivanildo será novamente conduzido ao sistema penitenciário.
Em Mossoró, os Policiais Militares da Força Tática do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) capturaram na noite desta segunda-feira (22) outro foragido da justiça identificado como Francisco de Assis de Lima. Com o mandado de prisão em aberto contra ele, a PM o conduziu à Delegacia de Polícia Civil onde será encaminhado ao sistema penitenciário. 
JORNAL DE HOJE.

Assalto em lavanderia de Ponta Negra tem refém, tiroteio e funcionário morto

O suspeito do crime que foi preso é Genilson Antônio

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Do Visor Político
Mais uma pessoa foi vítima da violência em Natal. No início da noite dessa segunda-feira (22), em Ponta Negra, zona Sul da capital potiguar, um funcionário de uma lavanderia foi morto durante uma troca de tiros entre bandidos, que estavam tentando assaltar o estabelecimento, e policiais militares. Três criminosos foram detidos.
A ação aconteceu em uma lavanderia que fica localizada na Rota do Sol, por volta das 18h. Dois suspeitos chegaram no local e anunciaram o assalto. Uma mulher ficou no lado de fora em um veículo, para auxiliar na fuga. Nesse momento, uma viatura do BPChoque, que fazia patrulhamento na região, foi avisada por um popular, que tinha visto a ação do trio.
Quando os policiais chegaram no estabelecimento, houve uma intensa troca de tiros. Um dos funcionários foi baleado, socorrido para o Walfredo Gurgel, mas acabou morrendo. Os criminosos ainda fizeram algumas pessoas de refém. Porém, depois de cerca de uma hora de negociação, eles se entregaram.
O suspeito do crime que foi preso é Genilson Antônio, que era foragido de Alcaçuz, morador de Mãe Luiza. A polícia investiga se o rapaz morto e uma outra funcionária da lavanderia ajudaram na tentativa de assalto.
Genilson Antônio era foragido de Alcaçuz. Foto: Divulgação
Genilson Antônio era foragido de Alcaçuz. Foto: Divulgação
JORNAL DE HOJE

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Styvenson se revolta após condutores alcoolizados em blitz serem liberados na DP

Roberto Moura lembrou que o correto seria Styvenson trazer logo o motorista, assim que ele foi autuado para fazer o procedimento na Delegacia de Plantão

848444
A polêmica do final de semana em Mossoró envolveu o capitão PM Styvenson Valentim e o delegado Roberto Moura, da delegacia de Plantão de Mossoró, após uma blitz durante a madrugada de domingo, que resultou na prisão de 19 motoristas supostamente alcoolizados.
A blitz começou por volta de meia noite e terminou às 5h da manhã. Ao terminar o trabalho na rua, Styvenson levou todos os presos para a Delegacia de Plantão, onde seriam autuados.
Contudo, dois motoristas aproveitaram descuido da polícia e fugiram. Do restante, o delegado Roberto Moura solicitou que fosse feito o exame de contraprova (Lei nº 12.760/2012). Resultado: dos 17 condutores, oito foram liberados porque a contraprova (feita cinco horas após a prisão) deu negativo. O exame foi feito no mesmo aparelho do capitão PM Styvenson Valentim.
O delegado Roberto Moura explicou que seria necessário a realização do exame de contraprova, justamente para que o motorista autuado não alegasse em juízo que isto havia sido negado na Polícia Civil e, portanto, terminasse sendo absolvido do crime a ele imputado. Diz que agiu certo.
O capitão Styvenson, por sua vez, retornou para Natal bastante revoltado. Segundo o PM, isto nunca aconteceu na capital potiguar, onde trabalha na coordenação da Operação Lei Seca.
Roberto Moura lembrou que o correto seria Styvenson trazer logo o motorista, assim que ele foi autuado para fazer o procedimento na Delegacia de Plantão. Em Nota, a Delegacia Geral informou que o delegado agiu dentro da lei e que todo o corpo funcional da Polícia Civil tem profunda admiração pelo trabalho do coordenador da Lei Seca.
Todos os motoristas flagrados bêbados dirigindo no trânsito de Mossoró receberam multas de R$ 1.915,40, perderam 7 pontos na carteira e tiveram a CNH apreendida. A penalidade é dobrada no caso do motorista ter sido flagrado na mesma infração nos últimos 12 meses. Alguns que tiveram seus veículos apreendidos pela Polícia Rodoviária de Trânsito.
Na manhã desta segunda-feira, Styvenson afirmou que vai se reunir com o delegado geral da Polícia Civil para buscar uma forma onde esse fato em Mossoró não ocorra mais e os motoristas flagrados sejam realmente punidos.Fonte: Mossoró Hoje

sexta-feira, 19 de junho de 2015

PENSANDO BEM

A tradição não é dada por direito de herança, e, se a quiser, é preciso muito trabalho para a obter.

T. S. Eliot

COMITIVA DE SENADORES VOLTA AO BRASIL APÓS HOSTILIDADE EM CARACAS E GOVERNO PROTESTA.

Sem conseguir avançar, ônibus volta ao aeroporto e encontra terminal fechado; Itamaraty cobra esclarecimentos.

Depois de muita expectativa, a missão com senadores brasileiros chegou a Caracas, mas enfrentou adversidades e não conseguiu chegar à prisão onde estão políticos de oposição presos. A comitiva contou ter passado por momentos de pânico logo depois de desembarcar, e decidiu voltar ao país no início da noite, embarcando antes das 20h. O episódio motivou forte repúdio por parte do presidente da casa, Renan Calheiros, e fez o Itamaraty reconhecer que o bloqueio constituiu "hostilidades" contra os senadores.
De volta ao Brasil, Aécio avisou que irá cobrar nesta sexta-feira uma dura resposta da presidente Dilma Rousseff à Venezuela, e ameaçou bloquear todas as votações daqui para a frente.
— O que aconteceu aqui hoje ficou acima das piores expectativas. Uma missão oficial do Senado foi duramente agredida e o governo brasileiro nada fez para nos defender. Do ponto de vista político cumprimos nossa missão. Aos olhos do mundo, ficou clara a escalada autoritária e antidemocrática do governo venezuelano — protestou Aécio.
Na Venezuela, já em um ônibus, a cerca de um quilômetro do aeroporto, o veículo ficou parado no trânsito e um grupo de cerca de 50 manifestantes começou a bater na lataria e gritar. Diante da hostilidade, o ônibus retornou ao aeroporto e encontrou o terminal fechado.
— Fora, fora. Chávez não morreu, se multiplicou – gritavam os manifestantes diante do ônibus. Três batedores acompanham a comitiva, mas nada fizeram segundo os brasileiros. No veículo estavam os senadores e as mulheres dos políticos.
"Não conseguimos sair do aeroporto. Sitiaram o nosso ônibus, bateram, tentaram quebrá-lo", declarou no Twitter o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO).
No Twitter, o senador Aloysio Nunes explicou que houve um acidente, e por isso o trânsito ficou parado. Depois de ficarem sem conseguir avançar por cerca de 30 minutos, a comitiva decidiu voltar ao aeroporto. Os senadores também afirmaram que o terminal aeroviário chegou a ser fechado.

AQUI VOCÊ VER A MATÉRIA COMPLETA.

Ezequiel: “Estrada da Produção servirá como uma válvula de escape da produção da Serra de Santana e Potengi”

ezequiel_estrada
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza participou nesta sexta-feira (19), de uma audiência pública sobre a retomada das obras da Estrada da Produção. O evento aconteceu no município de Lagoa Nova e reuniu deputados, prefeitos e representantes da classe política e civil das regiões Seridó e Potengi.
“Estamos aqui reunidos para somarmos a nossa voz à todos os municípios que reivindicam a conclusão dessa justa estrada que trará desenvolvimento e progresso para as regiões do Seridó e Potengi”, frisou. Ezequiel ressaltou a importância da obra. “A Estrada da Produção é talvez a última grande estrada ligando regiões e mais do que isso, é uma estrada que servirá como uma válvula de escape da produção da Serra de Santana”, afirmou.
Além da fruticultura, a Serra de Santana conta também com as casas de farinha, que são importantes na geração de emprego e renda para toda a população. “É importante que o empréstimo solicitado pelo governo seja liberado, porque estão locados R$ 28 milhões para a continuação dessa obra e precisamos somar esforços para que esse empréstimo seja liberado, porque tem muitas obras de infraestrutura previstas para serem realizadas”, afirmou Ezequiel.

Governo do RN retoma obra de Cadeia Pública de Ceará-Mirim

Nesta quinta-feira (18) tratores trabalhavam no local.
Previsão é que obra seja concluída em maio de 2016.
As obras de construção da Cadeia Pública deCeará-Mirim foram retomadas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Nesta quinta-feira (18) tratores trabalhavam no local. A obra foi embargada por determinação judicial no dia 26 de maio, quando um homem se apresentou como proprietário do terreno cedido pela Prefeitura da cidade para a construção do presídio. Três dias depois o Estado apresentou documentos comprovando a cessão do terreno por parte da Prefeitura e a decisão foi revogada três dias depois.
De acordo com a Secretaria Estadual de Infraestrutura, a obra foi retomada há dez dias e está em fase de terraplanagem. A obra, orçada em quase R$ 18 milhões, tem previsão para ser concluída em maio de 2016, caso não seja embargada novamente.
Obras foram retomadas (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
G1/RN

quarta-feira, 17 de junho de 2015

pensando bem

“Sinto tudo, observo tudo e falo só o que me interessa. Muitas vezes, o silêncio é a minha melhor resposta.” Clarice Lispector

Integrante de bando que roubou 200 mil em joias no RN é preso junto aos comparsas

Todos têm extensa ficha criminal por furtos, roubos e outros em vários estados

tsrjwrti6
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu nessa terça-feira, no Ceará, o goiano Francisco Vieira da Silva, 30 anos. Ele é um dos integrantes de uma quadrilha que, em janeiro de 2013, praticou junto a comparsas, um roubo de R$ 200 mil em joias a uma residência em São Rafael, na região Oeste do RN.
Na ocasião, o foragido estava em companhia de Emídio Pereira Magalhães, 67 anos, e José Gomes da Silva, 65 anos, que também foram presos. No momento da abordagem, eles estavam em um Corsa de placas HWF3525/CE.
Durante a fiscalização, Francisco apresentou uma CNH falsa, que continha dados de outra pessoa, mas com sua foto, que admitiu ter comprado em Natal.
trjw6ww2
Pela quantia de R$ 2.700,00, o foragido estava usando nome falso em razão de ter contra si um mandado de prisão em aberto por ter se evadido do sistema prisional de Mossoró.
Em vistoria minuciosa no Corsa foram encontrados dentro do forro da lateral traseira, vários objetos para realização de furtos e arrombamentos, como pés de cabra, chaves de fenda, brocas, furadeiras, luvas para não deixar impressões digitais.
Os indivíduos estavam se preparando para realizar os crimes no interior do estado do Ceará, principalmente nas cidades de Sobral e Tianguá. O alvo da quadrilha eram joalherias, supermercados e outros estabelecimentos nos quais pudessem realizar furtos noturnos, notadamente com arrombamento de cofres e afins.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos indivíduos e a ocorrência foi encaminhada à Delegacia Metropolitana de Caucaia/CE, onde foram autuados em flagrante por crime de associação criminosa (art. 288 do CPB) e uso de documento falso (art. 304 do CPB – Francisco). JORNAL DE HOJE

Trio que só furtava ‘carrão’ em Natal está atrás das grades; Veja como eles agiam

Também foi apreendido fardas e capacetes de empresas de manutenção e uma calça estilo da Polícia Militar

rtjke56i56i
Policiais civis da Delegacia Especializada de Defesa e Propriedade de Veículos e Cargas (Deprov) prenderam três homens que eram foragidos da Justiça, na tarde desta quarta-feira (17), em Natal.  Foram presos Laerte Ambrósio de Oliveira, de 28 anos, que havia sido resgatado da Deprov, por comparsas em 2006 e estava foragido da justiça potiguar;  Francisco das Chagas de Aquino, de 48 anos, conhecido por “Tio”, foragido da justiça de Pernambuco e Francisco Aureliano de Oliveira, de 28 anos, vulgo “Cheira”, foragido da justiça potiguar.
???????????????????????????????
Além das prisões foi apreendido um veículo modelo Gol que havia sido roubado na Paraíba e recuperado um veículo modelo SW-4, que havia sido furtado na manhã de terça-feira (16), na capital potiguar. Também foram apreendidos pelos policiais duas pistolas, vários objetos roubados e três equipamentos que são usados para destravar os alarmes dos veículos, conhecidos como “chapolins”.
???????????????????????????????
A equipe policial conseguiu efetivar as prisões, depois que uma vítima dirigiu-se até a Deprov na terça-feira para registrar um boletim de ocorrência relatando o furto da SW-4, que estava estacionada em um supermercado de Natal. Ainda no dia do crime, os policiais começaram a fazer buscas e conseguiram descobrir a localização do veículo na quarta-feira pela manhã.
???????????????????????????????
Foi feita uma campana na região e no momento em que Laerte Ambrósio e Francisco das Chagas chegaram em um veículo (Gol) para  buscar o veículo SW-4, a equipe da Deprov efetivou a prisão da dupla. Com a dupla, a polícia encontrou uma pistola calibre 380 e dois carregadores municiados.
???????????????????????????????
Dentro da SW-4, a Polícia Civil encontrou objetos como celulares, equipamentos de som e várias ferramentas utilizadas para arrombamento de veículo. Após a prisão da dupla, a Polícia conseguiu localizar e prender o outro comparsa do grupo, Francisco Aureliano de Oliveira que estava no bairro de Nova Parnamirim, portando uma pistola calibre 380 e munições.
u5w6iuw2u
Como os ladrões usam?
Se você é do tipo de que fecha a porta e aperta o travamento enquanto sai andando, é bom mudar de hábito. É exatamente nessa hora que os bandidos, escondidos, acionam o Chapolin para impedir o travamento e o acionamento do alarme ou copiar o código do controle. Depois que o motorista perde o carro de vista, eles simplesmente abrem a porta que teve o travamento impedido — ou as destravam com o código copiado, retiram o que tiver de interesse, fecham o carro e vão embora, como se estivessem tirando seus pertences de seu próprio carro. Alguns até trancam as portas de volta. Sou ladrão, mas sou camarada.
Como você pode se proteger?
Em primeiro lugar, pare de usar o controle remoto longe do carro. Procure sempre acionar o controle o mais próximo possível, sempre verificando a presença de tipos suspeitos por perto. É bem provável que você já faça isso, mas comece a verificar que as portas estão travadas antes de se afastar. Claro: não deixe objetos de valor, muito menos os documentos dentro do carro. Se preferir, vale até voltar a trancar as portas com a chave, para evitar deixar o sinal eletrônico no ar pronto para ser capturado por algum desocupado.
Lembre-se que há dois tipos de aparelhos: o que impede o travamento, e o outro, capaz de clonar o controle. Contudo, procure se informar a respeito do funcionamento do seu controle original, pois já há algum tempo que os sistemas mais modernos trabalham com uma série de códigos que são alterados automaticamente cada vez que o alarme/travamento é acionado.
O que pode ser feito?
Como esses produtos são originários da China e vendidos em sites com entrega internacional, o primeiro passo seria proibir a comercialização desse tipo de aparelho, algo que já acontece com os receptores clandestinos de TV por assinatura, por exemplo. Com a proibição desses aparelhos, a Receita Federal e a Polícia Federal poderiam barrar a entrada dos Chapolins nas alfândegas e até criar uma black list para auxiliar em investigações.
Enquanto isso não acontece — se é que vai acontecer — só nos resta a tomar ainda mais providências e cuidados, como procurar sempre estacionamentos particulares, evitar lugares isolados, talvez investir em um sistema de travamento mais moderno e, claro, não deixar nada de valor dentro do carro. JORNAL DE HOJE

terça-feira, 16 de junho de 2015

TCE condena prefeito de João Câmara a devolver R$ 3,3 milhões ao erário

prefeito condenado
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) condenou, em sessão realizada nesta terça-feira (16), o prefeito de João Camara, Ariosvaldo Targino de Araújo, a devolver R$ 3,336 milhões ao erário por irregularidades na prestação de contas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF), referente ao ano de 2003.
Segundo o voto do relator, conselheiro em substituição, Marco Antonio Montenegro, o corpo técnico do Tribunal de Contas detectou a ausência de documentos imprescindíveis para comprovar as despesas com recursos do Fundef relativas ao ano de 2003. Os documentos necessários eram extratos bancários das contas usadas para o Fundef, processos licitatórios, cópias de contratos ou convênios, folha de pagamento mensal, entre outros.

Suspeito de matar PM em 2003 é assassinado a tiros em Ipanguaçu

Nelinho é suspeito de matar um policial militar de nome Sena, no ano de 2003

6yi67i946
Um crime de homicídio movimentou o setor policial na noite desta segunda-feira (16), no sítio Itu, no município de Ipanguaçu, região do Vale do Assú. A vítima foi identificada como Nelinho de Nestor. O mesmo foi morto com vários tiros.
De acordo com informações, Nelinho é suspeito de matar um policial militar de nome Sena, no ano de 2003. Na época, Nelinho foi absolvido durante júri popular daquela cidade.
O corpo da vítima foi periciado no local e removido para a sede do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP). Na comunidade onde aconteceu o crime, impera a lei do silêncio. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Fonte: Mossoró Hoje

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Governo confirma pagamento de 40% do 13º salário para o dia 19

O Governo do Estado vai pagar antecipadamente em 19 de junho a primeira parcela do 13º salário aos servidores estaduais. O montante equivale a 40% do benefício para o funcionalismo, o dobro do percentual pago em agosto de 2014. A antecipação do 13º vai significar no mês de junho uma injeção de R$ 411.937.771,00 na economia do Rio Grande do Norte num momento em que o país atravessa uma grave crise econômica. Os dados são da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN), somados o benefício (R$ 143.324.082,12) e a folha de maio (R$ 268.613.689,00). Ao todo, 102.984 servidores da ativa, aposentados e pensionistas, da Administração Direta e Indireta, receberão o adiantamento. O pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário é um compromisso assumido pelo governador Robinson Faria de valorizar os servidores estaduais. Mesmo diante do caos financeiro encontrado no início da atual gestão, com dívidas chegando a quase R$ 1 bilhão, e um cenário macroeconômico delicado, em que as transferências federais têm sido frustradas mês a mês, o empenho da equipe econômica liderada pelo governador foi fundamental para beneficiar mais de 100 mil trabalhadores. “A antecipação do 13º salário é mais um compromisso assumido e cumprido pelo nosso governo. Não medimos esforços para atender as necessidades dos servidores estaduais. O desenvolvimento do nosso Estado passa, antes de tudo, pela valorização do funcionalismo. Estou muito feliz em poder garantir esse benefício a mais de 100 mil servidores que acreditaram em mim e continuam confiando no nosso trabalho”, afirmou o governador Robinson Faria.