Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

EX-PRESIDENTE DO PT PEGA 9 ANOS DE PRISÃO.



















O Supremo Tribunal Federal (STF) aplicou nesta quarta-feira, 28, penas de 9 anos e 4 meses de prisão em regime fechado para o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) no processo do mensalão. Como a pena é superior a 8 anos, o início do cumprimento é o regime fechado. O julgamento será retomado na próxima quarta-feira, discutindo a questão da perda de mandato imediata dos condenados, além de possíveis ajustes nas penas fixadas de prisão e de multa.
João Paulo foi condenado por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. A pena mais alta foi para o crime de peculato, de 3 anos e 4 meses de prisão. Nos outros dois crimes, as penas foram de 3 anos de prisão para cada um. As multas aplicadas chegam a R$ 360 mil.
A fixação da pena por lavagem de dinheiro provocou amplo debate no tribunal e novos embates entre o relator, Joaquim Barbosa, e o revisor, Ricardo Lewandowski. Houve ainda embate de Barbosa com Marco Aurélio Mello. A polêmica aconteceu porque a condenação foi realizada por 6 votos a 5. Um dos que condenou, o ministro Carlos Ayres Britto não deixou seu voto fixando a pena e o advogado de João Paulo, Alberto Toron, afirmou que não haveria o quórum de seis votos para deliberar sobre a pena a ser fixada.
Barbosa refutou a tentativa da defesa de imediato. Lewandowski e Marco Aurélio, porém, entenderam que o plenário devia se manifestar sobre o tema. O relator e presidente irritou-se e lembrou que a questão já tinha sido levantada na semana passada pela defesa de outro réu e derrotada. Marco Aurélio afirmou que o caso era diferente porque no anterior a decisão pela condenação tinha sido tomada por 6 votos a 4.
O ministro Lewandowski afirmou que a questão tinha de ser resolvida em plenário, por sua experiência na Corte. "Não é a experiência de Vossa Excelência que comanda o plenário", rebateu Barbosa. Lewandowski afirmou que a praxe é de não se tomar decisões monocraticamente pelo presidente. O relator lembrou que no próprio julgamento do mensalão, o ministro Ayres Britto tinha agido desta forma. Lewandowski afirmou que a referida situação "causou espécie na comunidade jurídica". O decano do STF, Celso de Mello, interrompeu dizendo que o presidente, pelo regimento, pode, sim, responder monocraticamente, mas sugeriu que os outros fossem ouvidos.
Barbosa afirmou que insistiu para que Ayres Britto deixasse voto sobre a questão da dosimetria, mas não foi atendido. Diante da insistência dos ministros, ele concordou em submeter a questão aos ministros. "Já que o tribunal insiste em deliberar sobre essa questão da situação esdrúxula da condenação sem fixação de pena, eu submeto", disse o relator. Por fim, sua posição prevaleceu, com o tribunal entendendo que a condenação estava decidida e que os cinco ministros que votaram pela condenação poderiam fixar a pena. Alguns ainda lembraram que a pena proposta por Barbosa foi de 3 anos, a mínima para lavagem de dinheiro. Com isso, Britto não teria como ter proposta nada mais benéfico ao réu.
Vencedor, o relator aproveitou para ironizar o ministro Marco Aurélio Mello, um dos que mais defendeu a votação sobre a questão de ordem. "Adoro a objetividade, detesto a perda de tempo". Fonte: Eduardo Bresciani - Estadão.com.br/MSN

Juíza condena 'Jesus' a 13 anos de prisão por matar madrasta em Macau


A juíza Cristiany Maria de Vasconcelos Batista, da Vara Criminal de Macau condenou na tarde desta quarta-feira, o pescador Francisco Genilson Rosa da Silva, mais conhecido por “Jesus”, a 13 anos de prisão por homicídio contra a própria madastra Teresa Maria de Oliveira, em 2010.
Na decisão a juíza afirmou “o réu praticou o crime de homicídio qualificado pelo meio cruel, contra a vítima”. Por fim, ela declarou “Diante das circunstâncias judiciais acima consideradas, fixo a pena base para o acusado em 13 (treze) anos e 6(seis) meses de reclusão, por entender que fixá-la no mínimo legal não atenderia a necessidade de repressão e prevenção do delito”, concluiu a juíza. DN

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dica de como desarticular quadrilhas no Senado e na Câmara de Deputados!


Somos nós quem formamos as quadrilhas, políticos descompromissados com o povo, custam caros e na hora de defender o interesse do mesmo povo que os elegeu vota contra, participa de esquemas fraudulento, propinas, escândalos vergonhosos e chegou a hora de dar um basta.
Embora 2014 esteja distante mas é bom tomar cuidado, só conhece nossa região de quatro em quatro anos, muitos tem votos no curral eleitoral e nenhuma, eu disse nenhuma emenda parlamentar e vem com a cara deslavada pedir votos. Políticos que vão se aposentar em seus cargos e gozam das mordomias, refiro-me aos parasitas é preciso trocar, veja quem é novato e tem projetos e propostas decentes, fiscalize seus candidatos, afinal a responsabilidade vai além das urnas e deixe-o na geladeira, afinal seguir carreira é para professor ou qualquer outra profissão digna, lugar de político corrupto é na cadeia (ou deveria ser).
Fica a dica a ser seguida, muito embora vocês não se preocupam muito com a opinião pública e com esse blogueiro que escreve algumas bobagens, mas esquecem dos leitores que compartilham e dos parceiros blogueiros que divulgam as campanhas, pois é, quem não trabalha não merece se reeleger, concorda?    livrevozdopovo.blogspot.com.

Pensando bem!


'Eu gosto do impossível, tenho medo do provável, dou risada do ridículo e choro porque tenho vontade, mas nem sempre tenho motivo. Tenho um sorriso confiante que as vezes não demonstra o tanto de insegurança por trás dele. Sou inconstante e talvez imprevisível. Não gosto de rotina. Eu amo de verdade aqueles pra quem eu digo isso, e me irrito de forma inexplicável quando não botam fé nas minhas palavras. Nem sempre coloco em prática aquilo que eu julgo certo. São poucas as pessoas pra quem eu me explico...' -    Bob Marley

Os presídios do PT!


Com a condenação de líderes do Partido, o Ministro Cardozo, da Justiça, conhecido por ter sido namorado da musa do Congresso, Deputada Manuela D Ávila, teve de vir a público temeroso pelos companheiros que serão detidos. E disse que, preferia morrer, a ficar preso no sistema penitenciário brasileiro. Segundo ele, prender o Zé “Mensalão” Dirceu e seus acólitos é condená-los à morte. Dos milhares que já padecem, não fala. Como outros ministros e figurões da República que lançam frases de efeito, vazias de conteúdo, deve ter levado uma carraspana da Presidenta. O PT é Governo Federal há 10 anos. Durante os quais toda a máquina federal e das estatais foram “aparelhadas” para atender a necessidade de empregos dos companheiros. Então o sistema carcerário está como está por culpa deles, petistas, aí incluindo Cardozo, de quem não se conhece nenhuma medida de impacto e rápida de seu Ministério para minimizar a situação de caos dos nossos presídios. Mais, deveria ser responsabilizado pelos ataques a ônibus e mortes de policiais em São Paulo e Santa Catarina, porque as ordens de iniciar a guerra dos marginais contra os policiais partiram de dentro dos presídios.
Informações da inteligência policial dão conta que usuários de drogas, devedores dos traficantes, foram contratados de dentro dos presídios para praticar os ataques, com duas opções: ou atacam policiais e ônibus e tem seus débitos saldados, ou eles mesmos morreriam por conta do que devem. Sinceramente consulto o leitor: há opção? Nenhuma parece. Por isso que em todos os países do mundo civilizado e o Governo alardeia, fazemos parte, não há como um preso contatar com alguém de fora. Para segurança da própria polícia. Sómente em um país onde o absurdo é parte do cotidiano, se pode imaginar que presos perigosos dirigem ações no mundo cá fora. Há anos se fala em bloquear os celulares de presídios. Nada foi feito e as mortes dos policiais é prova. Há anos se fala da superlotação prisional que impede que as penas tenham também caráter educativo. Nada foi feito. Fora em um país civilizado, na primeira semana de ataques dos criminosos, Cardozo teria sido demitido ou forçado a se demitir. Ao contrário, nada foi feito e o Ministro só se manifesta preocupado com o local onde o Zé vai morar. É um deboche. Sobre o que ocorreu nestes estados, alguém viu o Congresso Nacional abrir CPI? ivarhartmann@terra.com.br .Fonte. http://bardeferreirinha.blogspot.com.br/

'Sabe com quem tá falando?


Joãozinho foi preso!
Na delegacia disse:
- Me soltem! Senão vou chamar meu irmão da Assembleia de Brasília, minha irmã promotora e meu pai procurador.
Impressionou o Delegado e os policiais.
Joãozinho foi solto. 
Quando já estava no portão, um policial disse:
- Joãozinho, me explica essa história de seus parentes. 
E o moleque respondeu:
- Meu irmão é da Assembleia de Deus, minha irmã é promotora da Avon e meu pai é procurador de emprego!

TODA AÇÃO TEM UMA REAÇÃO, AS CONSEQUÊNCIAS ESTÃO APARECENDO!

Depois das Eleições é que vem as consequências e o que tem de prefeitos e vereadores pendurados e municípios que poderão ter novas eleições não é brincadeira. Os motivos são diversos, candidaturas jogadas mesmo correndo risco com fichas-sujas disputando cargos e uso e abuso do poder econômico, a raiz de todos os males, ou seja, a compra de votos. 
O povo só aprende quando mexe no bolso, o poder cega e se esquece de que nem uma folha que cai sobre a terra acontece sem o consentimento de Deus. É preciso liberar o povo do curral, “Voto Obrigatório” não combina com democracia e atende aos interesses escusos, ora, vivenciamos os desmandos de um país com Leis obsoletas, o PT com seus conchavos enterrou a CPI do Cachoeira, o Mensalão deixou sequelas e vem aí o dos Tucanos e Democratas. 
Não existe outra forma de limpar essa sujeira, trocando os parlamentares, mas que a justiça fique de olho no jogo sujo da compra de votos e que os Magistrados não sejam coniventes com Deputados e Senadores ou quem quer que seja Ficha Suja. E que seja feita a justiça, é só desta forma que teremos um país decente.   livrevozdopovo.blogspot.com

Joaquim Barbosa preside pela primeira vez o Conselho Nacional de Justiça


Depois de duas sessões como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa assume hoje (27) o comando do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Será sua primeira sessão como presidente efetivo do órgão, que também comandará pelos próximos dois anos.
A sessão começa às 9h e a pauta tem vários processos que estavam suspensos por pedidos de vista dos conselheiros, entre eles sindicâncias para apurar incompatibilidade entre rendimentos e patrimônios de magistrados e casos de suspeita de nepotismo.
A maioria desses processos é responsabilidade da Corregedoria-Geral de Justiça, que era dirigida pela ministra Eliana Calmon até setembro deste ano. Ao deixar o posto, ela lamentou não conseguir concluir os casos em sua gestão. A ex-corregedora vai se reunir com Barbosa às 13h30.
Outros processos que podem ser analisados são a proposta para que todas as pessoas detidas sejam apresentadas ao juiz responsável imediatamente e a de criação de normas técnicas de auditoria, inspeção administrativa e fiscalização do Judiciário. O conselho ainda poderá definir se as investigações preliminares de infração cometida por magistrado devem ser sigilosas.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Lula falou 122 vezes ao telefone com amiga envolvida em escândalo


Reportagem do jornal “Metro”, do grupo Bandeirantes, revela que o ex-presidente Lula falou 122 vezes ao telefone, nos últimos dezenove meses, com a chefe da gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha.
A amiga de Lula é uma das envolvidas na operação “Porto Seguro”, deflagrada na sexta-feira (23) pela Polícia Federal, para desarticular uma quadrilha acusada de corrupção e tráfico de influência. Ela é suspeita de ser uma das cabeças do esquema, que também vendia por até R$ 300 mil pareceres técnicos de servidores federais a empresas interessadas em negócios com o governo.
Segundo da reportagem, assinada pelos jornalistas Marcelo Freitas e Raphael Veleda, Lula fez em média uma ligação a cada cinco dias para a sua amiga Rosemary, entre março de 2011 e outubro de 2012.
Os telefonemas foram monitorados pela Polícia Federal, com autorização judicial, no âmbito da Operação Porto Seguro, que prendeu seis pessoas, incluindo o nº 2 a Advocacia Geral da União, José Weber Holanda Alves, e dois irmãos dirigentes de agências reguladoras, Rubens Vieira, da Ana (águas), e Paulo Vieira, da Anac (aviação civil).
Um terceiro irmão, Marcelo, empresário, também foi preso.
O Diário Oficial da União, edição desta segunda-feira (26), publicou a exoneração de todos os envolvidos na operação “Porto Seguro”, inclusive, da amiga do Lula.

Agente é condenado por se apropriar de celular de detento em presídio do RN


A 1ª Câmara Cível do TJRN deu provimento parcial ao recurso do Ministério Público e condenou um agente penitenciário, que se apropriou de um celular, o qual estava em posse de um detento. O fato ocorreu no Presídio Provisório Raimundo Nonato.

Segundo o MP é preciso definir que o agente apropriou-se de um objeto que, clandestinamente, estava sob a posse de um detento, vindo “a igualar-se a este no que se refere à prática de uma conduta moralmente e penalmente reprovável”.

Realça que "no caso em demanda, embora o fato não seja de grande expressão econômica, relativa ao bem apropriado, o fato tratado nos autos não se restringe a interesses meramente patrimoniais, mas sim à preservação da administração pública”.

No entanto, embora se reconheça que tal atuação atenta contra as funções próprias do cargo de Agente Penitenciário, não se pode deixar de considerar que o objeto foi devolvido, era de pequeno valor econômico e não houve proveito pessoal segundo o relator do processo no TJRN, desembargador Expedito Ferreira.

“Na situação específica dos autos, entendo que o ato praticado pelo recorrido não apresenta contornos de maior gravidade, de sorte a condená-lo a perda da função pública”, relata o desembargador.

A decisão condenou, assim, o agente à suspensão dos seus direitos políticos e proibição de contratar com o poder público, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos, além do pagamento de multa civil arbitrada pelo juízo inicial. DN

sábado, 24 de novembro de 2012

Assessora da Presidência é indiciada pela PF por corrupção!


A chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, usava o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para fazer tráfico de influência, indicam escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal. Rosemary foi indiciada nesta sexta-feira por corrupção ativa e passiva. A investigação da PF começou há mais de um ano. Rosemary foi flagrada negociando suborno em dinheiro e favores, como uma viagem de cruzeiro (que ela depois reclamou não ser luxuoso o suficiente) e até uma cirurgia plástica. Na última conversa dela gravada antes da deflagração da operação, a ex-assistente de Lula pediu 650 000 reais pelos serviços prestados.
Segundo a investigação, o papel dela era fazer a ponte entre empresas que queriam comprar pareceres fraudulentos de órgãos do governo e as pessoas do governo que poderiam viabilizar a emissão dos documentos. Rosemary foi nomeada por Lula para esse cargo em 2005 e, desde então, esteve muito próxima ao petista. O fato de assessorar o ex-presidente fez com que ela própria se tornasse uma pessoa politicamente articulada. Assim, foi capaz de influir na nomeação de homens do alto escalão de agências do governo, como os irmãos Paulo Rodrigues Vieira, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), e Rubens Carlos Vieira, diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ambos presos hoje pela PF. http://www.robsonpiresxerife.com/

Em clássico tumultuado, ABC e América empatam no Frasqueirão!


Quem pensava que o clássico entre ABC e América, pela última rodada da série B do Brasileiro 2012, na tarde desse sábado, seria apenas um amistoso, já que as duas equipes não almejavam mais nada dentro da competição, se enganou. O jogo teve expulsões, sete ao todo, quatro gols, dois para cada lado, briga de torcida, confusão dentro de campo. O placar terminou 2x2. Os gols do América foram marcados por Isac, duas vezes, enquanto Vinícius e Bileu descontaram para o ABC. Até o técnico Roberto Fernandes foi expulso do jogo e criticou duramente a postura do árbitro Suélson Diógenes França.

O primeiro tempo do clássico foi pouco movimentado e de muita marcação no meio campo. As principais chances de gols foram do ABC, principalmente com o atacante Éderson. Primeiro, o camisa 9 dominou na entrada da área, se livrou da marcação e chutou colocado, mas a bola bateu na trave e foi para linha de fundo. As outras duas oportunidades foram em cobrança de falta, ambas batidas por Éderson. Uma, a bola passou muito próxima do gol e na segunda o goleiro Dida, do América, fez uma grande defesa, colocando para escanteio.
O América tentava chegar ao gol do ABC pelas laterais. Mais pela direita, com Norberto, mas, a jogadas não assustavam. As bolas paradas americanas, em cobranças de escanteios, levavam algum perigo ao goleiro Andrey. Mesmo sem valer nada, em relação a classificação da série B, a partida foi tensa, com alguns lances duros e reclamações por parte dos jogadores. Em um dos lances, os volantes Guto, do ABC e Ricardo Baiano, do América, quase trocaram agressões físicas.

O segundo tempo nem tinha bem começado e o América abriu o placar logo no primeiro minuto. Lúcio chutou forte de fora da área, Andrey fez grande defesa, mas a bola acabou sobrando para Isac, na pequena área, dividir com Flávio Boaventura e marcar seu 19º gol na competição. O ABC tentou  responder logo em seguida. Éderson apareceu na direita, se livrou da marcação e chutou colocado. A bola passou assustando Dida. Na sequência, polêmica no jogo. Cascata avançou, passou por três e foi derrubado por Ricardo Baiano. O volante americano recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. O técnico Roberto Fernandes criticou da atitude do árbitro Suélson Diógenes e também acabou expulso do jogo.

Na cobrança de falta que originou toda confusão, Éderson bateu bem e Dida espalmou para escanteio. Na cobrança, o gol de empate do ABC.  Cascata levantou na área, a zaga do América bão conseguiu cortar, Éderson chutou rasteiro e o zagueiro Vinícius aproveitou para desviar e empatar a partida, aos sete minutos.

Mesmo com um jogador a menos, o América pressionava o ABC, principalmente com Lúcio, que levava muito perigo ao gol de Andrey.
Renatinho Potiguar quase marcou o gol da virada, depois de se livrar da marcação e chutar. A bola desviou na zaga americana, encobriu Dida e acabou batendo no travessão. Na sequência do lance, Éderson tentou de bicicleta, mas a bola acabou indo para fora.
Mostrando estar em grande fase, o atacante Isac marcou mais um. Aos 19 minutos, Norberto avançou pela direita e cruzou na medida para o camisa 9 americano, que cabeceou com estilo e fez o segundo dele e do América na partida. Foi o 20º gol dele na competição.
O ABC tentava empatar a partida, pressionava, mas não conseguia assustar o goleiro Dida. 

O atacante Isac, o nome da partida, acabou sendo expulso depois de receber o segundo amarelo, resultado de uma falta dura no meio de campo. Com isso, o América ficou com apenas nove jogadores em campo.

Aos 36 minutos, Bileu aproveitou um escanteio cobrado na área, dominou e chutou rasteiro, para empatar a partida. No lance, uma confusão generalizada na área americana. Todos os jogadores participaram da briga, que paralisou a partida em mais de cinco minutos. Até os reservas e comissão técnicas dos dois times, entraram na briga. Foi preciso a intervenção da Polícia, para acabar com a confusão. 
Com os ânimos mais calmos, o árbitro Suélson Diógenes expulsou o zagueiro Cléber e o volante Michel Schmoller, do América e os jogadores Bileu e Vinícius. Com isso, o alvirrubro ficou apenas com sete jogadores em campo. Mas, o inusitado ainda estava por vir. O atacante Lúcio, iria ser substituído, mas, decidiu desrespeitar o árbitro e acabou sendo expulso. Como o América ficou com apenas seis jogadores, e isso não pode, de acordo com as regras da FIFA, o árbitro Suélson Diógenes encerrou a partida antes do tempo regulamentar.

FICHA TÉCNICA

ABC 2 X 2 AMÉRICA

Estádio: Frasqueirão, Natal/RN
Data: 24.11.12
Árbitro: Suelson Diógenes de França (RN)
Público: 6.058
Renda: R$ 84.699,00

GOLS:

ABC: Vinícius aos 7´ e Bileu aos 36´do 2º T.

AMÉRICA: Isac, 1´ e aos 19´do 2ºT

ABC: Andrey; Ivan, Flávio Boaventura, Vinícius e Renatinho Potiguar (Esquerdinha); Bileu, Guto, Raul (Jérson) e Cascata (Rodrigo Silva); Adriano Pardal e Éderson.
Técnico: Givanildo Oliveira

AMÉRICA: Dida; Norberto, Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Ricardo Baiano, Márcio Passos, Fabinho e Pingo (Michel Schmoller); Lúcio (Éverton) e Isac.
Técnico: Roberto Fernandes http://tribunadonorte.com.br

Um salve para Joaquim Benedito Barbosa Gomes.!

Espalhadas na internet, as imagens de Joaquim Benedito Barbosa Gomes, ora de Batman, ora de Super-Homem, dão o tom da popularidade do relator da Ação Penal 470, mais conhecida como mensalão. A cada voto pela condenação, o ministro se tornava referência ética no país. De herói no imaginário popular, Barbosa alcança o posto máximo de um dos três poderes da republica, o chefe do poder judiciário brasileiro, o cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Barbosa foi um cidadão comum, pobre, nascido em berço pobre, Joaquim Benedito Barbosa Gomes, filho de um pedreiro e de uma dona de casa, desde pequeno já mostrava sua aptidão para os livros. O mais velho de oito irmãos  sonhou com um futuro melhor para a família. O primeiro passo concreto aconteceu quando  a família Barbosa embarcou em um ônibus rumo a Brasília.

Morando no Gama, cidade do Distrito Federal, Joaquim cursou o ensino médio no Colégio Elefante Branco, enquanto trabalhava para se sustentar. Poucos diriam que o jovem que limpava os banheiros do Tribunal Regional Eleitoral da capital chegaria tão longe.

Com dedicação reconhecida, concluiu o curso de direito na Universidade de Brasília. Logo ingressou no serviço público como oficial de chancelaria. Chegou a morar na Finlândia representando o Brasil pelo Ministério das Relações Exteriores. Depois de passar por alguns cargos da área jurídica no Serviço de Processamento de Dados (Serpro) e no Ministério da Saúde, Barbosa entrou para o Ministério Público Federal.

A concepção de justiça moldada pelas dificuldades sentidas na própria pele ao longo da vida foi ainda mais lapidada pela natureza do cargo de procurador. A verve acusatória se solidificou no órgão que Joaquim só deixou quando foi indicado pelo presidente Lula, em 2003, para ser ministro do STF.

O então presidente Lula queria um ministro negro. Dos vários currículos que chegaram até ele por meio de assessores, o de Barbosa era de longe o melhor.

No fim da década de 1980, o então procurador obteve licença do MPF para ficar quatro anos estudando em Paris, de onde voltou com o título de mestre e doutor em direito público. Também foi professor visitante em universidades de Nova York e Los Angeles. Fala quatro idiomas (alemão, inglês, francês e espanhol).

Esse momento histórico não tem tanta significância pelo fato do novo presidente do STF ser um negro, mas, sobretudo por ter sido um menino pobre, que estudou em escola pública e saiu dela com condições de entrar na universidade pública,Joaquim Benedito Barbosa Gomes, acreditou na educação e venceu. http://blogdocesaramorim.blogspot.com.br/

Filho de Ciro Gomes é preso com drogas!!!


O filho do ex-ministro Ciro Gomes foi preso na manhã deste sábado. Segundo o portal Terra, depois de se envolver em um acidente de trânsito na área nobre de Fortaleza (CE). De acordo com a Polícia Militar, logo após a colisão no cruzamento das ruas Idelfonso Albano e Costa Barros, Ciro Saboya Ferreira Júnior teria agredido o condutor do outro veículo e com a chegada da primeira viatura da PM, tentado subornar os agentes.
Ele foi conduzido ao 2° Distrito Policial, na Aldeota, com drogas, bebidas alcoólicas e copos encontrados no veículo que dirigia. Assim que recebeu a notícia, Ciro Gomes seguiu para a delegacia, onde acompanhou o depoimento do jovem sobre o caso. Enquanto isso, na recepção do prédio, um major da PM exigiu que a imprensa deixasse o local sob pena de prisão por desacato.

Dirceu convoca PT para ir às ruas contra julgamento do mensalão!!!

UOL – O ex-ministro José Dirceu, condenado a dez anos e dez meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal, convocou ontem o PT e os movimentos sociais a irem às ruas para “fazer o julgamento do julgamento” do mensalão.
Ele discursou em plenária promovida pelo deputado João Paulo Cunha, também condenado, em Osasco, base eleitoral do parlamentar. O ex-presidente do PT José Genoino, sentenciado a seis aos e oito meses de prisão, também participou do desagravo aos réus condenados.
“É preciso ir às ruas, discutir, debater o que está acontecendo. Não aceitamos. Estamos revoltados e indignados e somos vítimas de um julgamento injusto”, afirmou o ex-ministro da Casa Civil.
Ele também criticou a imprensa. “Nós, antes de sermos condenados, fomos linchados. Quem jogou o principal papel na articulação foram os meios de comunicação, não todos, mas determinados meios de comunicação”.

Presidência determina exoneração de indiciados na Operação Porto Seguro


Todos os servidores indiciados na Operação Porto Seguro, deflagrada pela Polícia Federal, serão afastados ou exonerados de suas funções, conforme nota oficial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgada hoje (24). A determinação da presidenta Dilma Rousseff também inclui o afastamento dos diretores de agência envolvidos na investigação e a abertura de processos disciplinares.
O Palácio do Planalto confirmou a exoneração da chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha. Dentre os investigados também estão José Weber Holanda Alves, adjunto do advogado-geral da União, e Paulo Rodrigues Vieira, diretor da Agência Nacional das Águas.
A decisão foi anunciada após reunião no Palácio da Alvorada entre a presidenta Dilma Rousseff; a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; a ministra da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas; a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.
A Presidência determinou ainda que todos os órgãos citados no inquérito abram processo de sindicância. São eles: Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antac), Advocacia-Geral da União, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério da Educação (MEC).
Em nota oficial, a Secretaria de Aviação Civil, informou que o ministro Wagner Bittencourt solicitou o afastamento imediato de Rubens Carlos Vieira do cargo de diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Anac e a abertura de processo administrativo.


Ontem (23), a PF prendeu seis pessoas acusadas de participar de organização criminosa que funcionava infiltrada em órgãos federais para favorecer interesses privados na tramitação de processos. As prisões foram efetuadas em São Paulo, Santos e Brasília. Foram presos em Brasília dois servidores públicos e um advogado, além de dois advogados em Santos e um empresário na capital paulista. Ao todo, 18 pessoas foram indiciadas.

Leia a íntegra da nota da Secretaria de Comunicação da Presidência da República:

Por determinação da Presidência da República, todos os servidores indiciados na Operação Porto Seguro da Polícia Federal serão afastados ou exonerados de suas funções. Todos os órgãos citados no inquérito deverão abrir processo de sindicância. No que se refere aos diretores das Agências, foi determinado o afastamento, com abertura do processo disciplinar respectivo.     Com informações da Agência Brasil

Destaque da revista Veja: Na mira do MP, prefeita de Natal tem gastos de rainha


A prefeita afastada de Natal, Micarla de Sousa, é destaque da revista Veja. Veja a matéria publicada no portal:
Folha salarial de dezenove funcionários domésticos, como motorista, faxineira, governanta e secretária: 21 500 reais. Gastos com roupas e relógios: 5 800 reais. Viagens internacionais: 35 000 reais. Reparos na casa: 11 600 reais. Esses são alguns dos gastos mensais de Micarla de Sousa (PV), afastada da prefeitura de Natal no mês passado sob acusação de desviar dinheiro de contratos públicos. A conta chegava a 180 000 reais por mês – mais do que todo o ganho declarado por Micarla durante um ano, de 168 000 reais (seu salário era de meros 14 000 reais).
A investigação do Ministério Público do Rio Grande do Norte começou em 2011 e detectou problemas em várias áreas da prefeitura. Os primeiros indícios de irregularidades surgiram em contratos da Secretaria de Saúde, que somavam 65 milhões de reais – e, segundo os promotores, eram superfaturados. O episódio alcançou, por acaso, a pasta da Educação. Em apreensões feitas nas casas de secretários municipais, foram encontradas planilhas sobre distribuição de propina. Esses documentos informavam que Micarla ficava com 10% do valor total dos contratos de uniformes escolares e merenda. O marido da prefeita, Miguel Weber, levava 5% dos uniformes e 2% da merenda, de acordo com as planilhas. Só nesse caso, concluiu o Ministério Público, o casal amealhou 194 000 reais. Foi nesses arquivos que os promotores localizaram as tabelas com os gastos pessoais da prefeita afastada de Natal, totalmente incompatíveis com os seus rendimentos – ao menos os oficiais.
A irregularidade típica do dinheiro sujo – que não cai todo mês na conta, como o salário dos funcionários honestos – ajuda a explicar o malabarismo que assessores de Micarla tinham de fazer para lidar com os problemas bancários da chefe. Francisco de Assis, coordenador da Secretaria de Saúde mas na prática secretário particular da prefeita, era um dos mais atarefados. Em uma das interceptações autorizadas pela Justiça, Micarla lhe enviou a seguinte mensagem de celular: “Assis, dá uma olhada na minha conta e nos meus cartões. Me diga quanto eu tenho disponível e veja se minha conta tá o.k. ou se voltou algum cheque”. Em seguida, Assis respondeu: “Saldo devedor de 27 500 reais. Temos que resolver essa situação, pois os cartões estão no momento bloqueados”. Em outra, ele ligou para a gerente da prefeita no Banco do Brasil. Perguntou como estavam os saldos da conta-corrente e dos cartões de crédito de Micarla, porque ela viajaria para Miami. A gerente informou: “Entrou um cheque hoje e faltaram 200 reais. O total do saldo devedor é 32 900 reais. O cartão dela está com restrições”. Em algum momento, pressupõe-se, a conta deixou o vermelho, já que Micarla continuou com crédito. Mas só no banco. Entre a população, não se pode dizer o mesmo: a rejeição é de 92%. Descrédito total.   http://blog.tribunadonorte.com.br/panoramapolitico

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Direção de penitenciária usa retroescavadeira para procurar túneis na Mário Negócio


estrutura_do_tunel_usado_na_fuga_dos_23_presos
Uma medida inédita foi tomada pela direção do Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio (CPEAMN). Usar uma retroescavadeira para tentar aniquilar a construção de túneis e fazer uma varredura no complexo à procura de outras rotas de fugas.

Durante as escavações na tarde de ontem foi encontrado a estrutura do túnel usado pelos 23 presos que escaparam da unidade na noite da última segunda-feira. Além disso, foi achado ainda uma estrutura antiga de um buraco, já concretado, que serviu de escape há alguns anos.

De acordo com o major Humberto Pimenta, diretor do presídio, o maquinário usado para escavar o pátio dos pavilhões do regime fechado, onde são trancados aproximadamente 300 detentos, foi adquirido junto a uma empresa privada, que doou o maquinário.
"Antecipamo-nos e fomos procurar ajuda junto aos nossos parceiros e um empresário amigo doou a retroescavadeira para realizar o serviço. Agora vamos tentar adquirir cimento para construirmos um paredão de concreto em toda extensão do pátio que separa o regime fechado do muro de proteção", destacou", o major.
Para o diretor, ao anular os túneis, fugas em massa ficarão mais difíceis de acontecer na unidade.http://omossoroense.uol.com.br

PM RN comemora 178 anos de criação hoje (23)


Hoje, 23, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte realiza cerimônia alusiva aos 178 anos de criação da Força Armada Estadual.  O evento acontece no Auditório Morton Mariz, no Centro de Convenções de Natal, às 09h e contará com a participação de diversas autoridades – civis e militares – e prestigiando também vários colaboradores da instituição.
Na oportunidade, será entregue o Diploma Amigo da Polícia, que é uma premiação àqueles que direta ou indiretamente colaboraram para o bom desempenho das atividades policiais militares.
Outra comenda cedida será a Medalha do Mérito Policial Luiz Gonzaga, que por sua vez visa recompensar membros da Polícia Militar, das Forças Armadas ou cidadãos que se distinguiram por serviços prestados à Corporação ou à Segurança Pública Potiguar, quer seja no campo militar, científico, social ou econômico. Dentre os homenageados está o arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha.

2012 Sertanejo improvisa tipoia para manter de pé a última vaca do rebanho dizimado pela seca


Portal Correio – Mais de 40% do rebanho bovino da Paraíba já foi dizimado pela prolongada estiagem. Desesperados com a morte dos animais, pequenos produtores da zona rural improvisam de tudo para salvar as últimas reses. É o caso de seu Jorge dos Santos, 52 anos, que tem um pequeno roçado no município de Itaporanga (na região do Vale do Piancó, a 420 quilômetros de João Pessoa). Sua última vaca leiteira, sem força para se sustentar de pé, é amparada por uma tipoia feita com redes velhas amarradas em quatro traves.
A cena dramática foi registrada pelo padre Djacy Brasileiro, pároco da cidade de Pedra Branca, na mesma região, que vem denunciando a falta de assistências dos governos aos agricultores e produtores que perderam tudo o que investiram por conta da seca.
Seu Jorge tinha 11 animais em seu rebanho. A maioria morreu de sede e fome. Hipertenso, há uma semana ele foi encontrado desacordado no meio do terreiro, próximo de uma vaca que também morreu tentando parir. “A vaca, uma das últimas que eu tinha, morreu depois de tentar parir e não ter forças. Não aguentei de tanta tristeza, passei mal e desmaiei. Sofro de pressão alta e caí ao ver meu animal morrer de fome, sede e sem ter sua cria”, narra.
Ele teve que se desfazer de outros animais, vendendo-os a preço abaixo do mercado local, para fugir de um prejuízo maior. A única vaca que sobrou está magra e mal consegue parar de pé. Pele e osso sustentados por cordas de agave, para tomar água e comer das mãos do seu dono.

CNM orienta prefeitos do Rio Grande do Norte a economizarem


Ontem, 22, os prefeitos potiguares receberam o seminário Novos Gestores 2013-2016. Organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o encontro reuniu, em Natal, mais de 300 participantes e tem como objetivo a qualificação de quem assumirá as prefeituras em janeiro do próximo ano. Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, fez a abertura do evento com alertas para a economicidade na administração.
Ao explicar sobre a sazonalidade do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Ziulkoski apresentou gráfico da CNM com o comportamento do fundo nos últimos dez anos. “Não se emocionem com a boa arrecadação no início do ano. Na hora da bonança, é hora de economizar”. Segundo o presidente, o caminho é poupar recursos até o final do mandato para cobrir eventuais dívidas.
Outra orientação é relacionada à escolha dos secretários. “Se seu secretário de saúde não souber como funciona o SUS [Sistema Único de Saúde], não o nomeie, porque ele só vai ajudar a enterrar a gestão”. Paulo Ziulkoski defende que esses colaboradores devem ser técnicos informados e capacitados.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Como presidente do STF, Joaquim Barbosa critica desigualdade de acesso à Justiça


O ministro Joaquim Barbosa, que tomou posse hoje (22) como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), aproveitou o momento para criticar a desigualdade de acesso à Justiça e a subordinação pela qual os juízes precisam se submeter para ascender profissionalmente.
“Há um grande déficit de Justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados com igual consideração quando buscam a Justiça. Ao invés de se conferir à restauração de seus direitos o mesmo tratamento dado a poucos, o que se vê aqui e acolá – nem sempre, é claro, mas às vezes sim – é o tratamento privilegiado, o bypass. A preferência desprovida de qualquer fundamentação racional,” disse em discurso.
Para o ministro, o Judiciário deve ser “sem firulas, sem floreios, sem rapapés” e deve se esforçar para dar resposta célere à sociedade, com duração razoável do processo. Segundo Barbosa, a lentidão processual pode produzir um “espantalho capaz de espantar investimentos produtivos de que tanto necessita a economia nacional”.

Câmara aprova projeto que amplia direitos do trabalhador doméstico

BRASÍLIA - O plenário da Câmara aprovou uma proposta de mudança na Constituição para estender ao trabalhador doméstico os mesmos direitos garantidos aos demais empregados. Parte desses direitos tem respaldo na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e terá validade assim que for promulgada a emenda constitucional. Nessa categoria estão a jornada de trabalho de oito horas diárias e 44 horas semanais e pagamento de horas extras. Esses direitos se somarão aos já estabelecidos para os domésticos, por exemplo, as férias, o 13º salário e a licença-maternidade.

A proposta foi aprovada com 359 votos a favor e apenas dois contrários, os dos deputados Roberto Balestra (PP-GO) e Zé Vieira (PR-MA). Todos os partidos orientaram suas bancadas pelo voto favorável. O projeto precisa ser aprovado ainda em segundo turno pelos deputados antes de seguir para votação no Senado, também em dois turnos.
A proposta do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) foi relatada na comissão especial da Câmara pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), ex-empregada doméstica. Outros direitos garantidos no projeto terão de ser regulamentados antes de entrar em vigor. Dentre eles estão o que torna obrigatório o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o seguro contra acidentes de trabalho, seguro-desemprego, creches e pré-escolas para filhos e dependentes até seis anos de idade, adicional noturno e salário família.
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) feita pelo IBGE de 2009 revelou que são 7,2 milhões de trabalhadores domésticos no País, representando 7,8% das ocupações. Do total, 93% são mulheres e 57% negras. Dados da comissão apontam que a formalização atinge apenas um terço dos trabalhadores domésticos. http://economia.estadao.com.br

Ativistas do Femen fazem protesto contra turismo sexual no RJ

 (REUTERS/Pilar Olivares)
Duas ativistas brasileiras do grupo ativista Femen foram presas nesta quinta-feira (22/11) após invadir o Hotel Copacabana Palace para protestar contra o turismo sexual.

Com cartazes com dizeres como “compre aqui sua garota ‘brazileira’”, elas causaram tumulto no hotel e acabaram sendo expulsas à força. Na rua, elas foram detidas por policiais.
 (REUTERS/Pilar Olivares)
http://www.correiobraziliense.com.br

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Promotor do júri do goleiro Bruno é potiguar


Começou o esperado julgamento do goleiro Bruno e de mais quatro réus apontados como assassinos de Eliza Samudio, no Fórum de Contagem (Grande Belo Horizonte), Minas Gerais.
O promotor responsável pela acusação dos réus, Henry Wagner Vasconcelos de Castro, é potiguar.
Formou-se pela UFRN em 2000.
Firme, ele disse em entrevistas concedidas que sua expectativa é de que “os réus sejam todos eles condenados”.
Abelhinha.com

Ministério Público pede bloqueio dos bens de Lula


O Ministério Público Federal (MPF) de Brasília pediu à justiça o bloqueio dos bens do ex-presidente Lula da Silva, a quem acusa de improbidade administrativa por ter usado verba pública com claro intento de promoção pessoal.
O bloqueio de bens tem como finalidade garantir a devolução aos cofres públicos de quatro milhões de euros que Lula, segundo o MPF, usou indevidamente.
A acção interposta pelo MPF refere-se ao gasto desses quatro milhões de euros com a impressão e o envio pelo correio de mais de dez milhões de cartas enviadas pela Segurança Social a reformados entre Outubro e Dezembro de 2004, segundo ano do primeiro mandato de Lula.

Garibaldi Alves Filho: “Não tenho aspiração para ser candidato a governador”

Deu no Jornal de Hoje: O ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), disse que já teve aptidões e qualidades maiores para ser candidato a governador do Rio Grande do Norte, mas que agora não tem essa aspiração. Na semana passada, o nome do peemedebista, que já governou o Estado por duas ocasiões (1995 a 1998 e 1999 a 2002), foi cogitado pela militância do PMDB para ser candidato a governador em 2014.

Na avaliação do PMDB, o partido deve ter candidato a governador, até para evitar que aconteça o que se deu em Natal, quando se passaram 20 anos sem apresentar candidato a prefeito, quebrando o jejum apenas neste ano, com a candidatura de Hermano Morais (PMDB). A última vez que disputou o governo, o candidato do PMDB foi Garibaldi. A sigla perdeu a disputa para a governadora Wilma de Faria (PSB), que conquistou a reeleição.

“Não tenho essa aspiração. Já tive. Diria até que, como diz o nosso homem mais simples, eu já tive aptidões maiores para isso, já tive qualidades maiores. Já fui mais jovem para isso”, disse o ministro nesta manhã, ao participar de um seminário sobre a pesca na Federação das Indústrias (FIERN).

domingo, 18 de novembro de 2012

Após negativas, cantora pode estrelar capa da Playboy

 (Divulgação)
A cantora da banda Calypso, Joelma, 38 anos, pode estampar uma das futuras capas da revista "Playboy", de acordo com informações do colunista Ancelmo Gois, do jornal "O Globo", deste sábado (17).

Apesar de já ter negado convites anteriores e ter dito que ficar pelada em uma revista masculina não tem a ver com a sua carreira musical, a loira pode ter mudado de ideia. Além disso, ela havia afirmado que mostrar as partes íntimas por dinheiro seria contra os preceitos de Deus.
http://www.dnonline.com.br

Pretendida pela Globo, modelo exibe corpão na net!

 (Divulgação)
Vivi Araújo, vencedora da última edição do reality show "A Fazenda", fez questão de exibir o corpo moldado por muita malhação e alimentação balanceada. A musa postou duas fotos com uma roupa de ginástica branca e justíssima no sábado (16), no Twitter.

A atriz, que está prestes a assinar um contrato com a Rede Globo para estrelar uma das futuras novelas do autor Aguinaldo Silva, intensificou a academia porque o Carnaval está chegando e ela quer brilhar, mais uma vez, como madrinha de bateria do Salgueiro. 
www.dnonline.com.b

sábado, 17 de novembro de 2012

Ministro da Justiça diz que ‘preferia morrer’ a ficar preso por anos no país

Violência em São Paulo provoca mais oito mortes, cinco em uma chacina


Oito pessoas foram mortas entre a noite de ontem (16) e início da madrugada de hoje (17) na região metropolitana de São Paulo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado.
Cinco jovens, William Adolfo de Carvalho, 26 anos, Alan Correia da Silva, 24 anos, Vágner Pereira de Jesus, 25 anos, Anderson da Silva Sampaio, 24 anos, e Rafael Freitas Medeiros, 21 anos, foram vítimas de uma chacina. Eles conversavam em frente à casa da Alan, na Rua Sebastião Afonso, em Cidade Ademar, zona sul da capital, quando foram baleados, por volta da meia-noite, por duas pessoas que usavam máscaras pretas. Mais dois rapazes ficaram feridos. Um deles já foi medicado e liberado e o outro continua internado no Hospital Municipal Arthur Ribeiro de Saboya, no Jabaquara. O boletim de ocorrência foi registrado no 26º Distrito Policial (DP), no Sacomã.
Por volta das 22 horas de ontem, Fábio Luís Patrício, cuja idade não foi divulgada pela secretaria, foi morto a tiros na Avenida Guapira, no Jaçanã, zona norte da capital. Segundo o relato de testemunhas, dois homens que passavam pelo local em uma moto preta dispararam contra a vítima, que caminhava pela avenida. Fábio chegou a ser levado ao Hospital São Luís Gonzaga, localizado no Jaçanã. O caso foi registrado no 73º DP, do mesmo bairro.
Na zona leste, Renato Ribeiro dos Santos Souza, 21 anos, morreu após ser baleado nas costas e na cabeça. Policiais Militares encontraram a vítima na Rua Olho D'Água dos Borges, na Vila Silvia, às 22 horas de ontem. Segundo o boletim de ocorrência, registrado no 24º DP, em Ponte Rasa, uma pessoa sobre uma moto disparou vários tiros contra a vítima. Renato foi encaminhado ao Pronto-Socorro Municipal Doutor Alípio Correia Neto, em Ermelino Matarazzo, mas não resistiu e morreu no hospital.
Outro homem foi morto após troca de tiros com a Polícia Militar, pouco depois da meia-noite, na Rodovia Mário Covas, alça de acesso à Régis Bittencourt. Segundo a Polícia Militar (PM), seis bandidos aproveitaram o trânsito lento para assaltar três carros, um caminhão e um ônibus da Viação Cometa. A polícia foi acionada e um dos assaltantes foi morto. De acordo com a PM, nenhuma arma foi apreendida. O caso foi registrado no 1º DP de Embu das Artes.
* Com informações da Agência Brasil

Convidado para posse de Barbosa, Lula não vai

Josias de Souza destaca que Lula foi convidado pelo cerimonial do STF para assistir à posse de Joaquim Barbosa na presidência do tribunal. Deve-se a iniciativa ao próprio relator do mensalão, guindado à Suprema em junho de 2003 graças a uma indicação de Lula.
O patrono do PT declinou do convite. Seus assessores esclarecem que a ausência nada tem a ver com os rigores de Barbosa no julgamento dos companheiros José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares.
Lula viajou à África e à Índia. Iniciado nesta sexta (16), o périplo internacional só será encerrado em 23 de novembro, um dia depois da posse do sucessor de Carlos Ayres Britto, que troca a toga pelo pijama neste domingo.
A viagem do ex-soberano, por providencial, o poupará do auto-constrangimento. Em janeiro de 2003, no alvorecer do seu primeiro mandato, Lula viu-se às voltas com a oportunidade de escolher o primeiro dos oito ministros que enviaria ao STF.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Joaquim Barbosa visita Natal para participar de casamento


Joaquim Barbosa, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), está em Natal para participar de um casamento. Segundo a diretora do hotel onde ele está hospedado, Fernanda Paiva, ele chegou ontem na cidade e fica até amanhã.
Ainda de acordo com Fernanda, o casamento está acontecendo em uma cervejaria na Via Costeira que fica anexa ao hotel e Joaquim Barbosa foi convidado porque é amigo da mãe da noiva. Durante sua estadia na cidade, o ministro está sendo acompanhado por seguranças e pediu que não fosse incomodado.
Durante o café da manhã, Joaquim Barbosa tirou foto com a diretora do hotel, Fernanda Paiva
Durante o café da manhã, Joaquim Barbosa tirou foto com a diretora do hotel, Fernanda Paiva
Nos últimos meses, Joaquim Barbosa ganhou destaque nos durante sua atuação no julgamento e das várias discussões no plenário com o revisor Ricardo Lewandowski. Ele é relator do processo de julgamento do mensalão e assume a presidência do STF na próxima quinta-feira (22). 
O processo do mensalão está em sua fase final, com o cálculo da pena dos condenados. http://tribunadonorte.com.br

A gata da sexta feira tarados! Olha o biquinho pidão da moça…

Dirceu pode ser levado a centro de ressocialização em SP


O Globo – A decisão do local onde o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu poderá cumprir a pena em regime fechado será tomada pela Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo, mas o petista considera apresentar petição ao poder público com sugestões de unidades prisionais.
Os amigos do ex-dirigente do PT dizem que ele está preparado para a prisão e que o tema já é debatido, ainda de maneira reservada. O objetivo da iniciativa é garantir a proteção do réu e a sua proximidade ao distrito onde reside, em Vinhedo (SP), direitos previstos na Lei de Execução Penal.
Na avaliação de integrantes da pasta estadual de Administração Penitenciária e de pessoas próximas ao petista, ouvidas pelo GLOBO, o mais provável é que ele cumpra a pena em centros de ressocialização, como o de Bragança Paulista e o de Limeira, cujas populações carcerárias estão abaixo da capacidade total de detentos.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

FAMILIARES DE POLICIAIS MORTOS FAZEM MANIFESTAÇÃO NA AV. PAULISTA


Uma manifestação de familiares de policiais mortos aconteceu na Avenida Paulista, região central de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (15), feriado da proclamação da República. Eles começaram uma passeata por volta das 16h e ocuparam três faixas da pista sentido Consolação. Seguiram até o Cemitário do Araçá, onde fica o mausoléu da Polícia Militar. Boa parte dos presentes vestia roupas pretas e leva cruzes brancas. Os manifestantes carregaram também bandeiras do Brasil e do estado de São Paulo. A manifestação acontece em meio à onda de violência no Estado de São Paulo. Apenas neste ano, 92 policiais foram assassinados. Pelo menos seis pessoas morreram e 15 ficaram feridas entre a noite de quarta-feira (14) e a madrugada desta quinta na Grande São Paulo. Entre os feridos, três eram policiais militares. No Grajaú, na Zona Sul da capital, pelo menos duas pessoas morreram e uma ficou ferida em um ataque. 
Condições
Um dos manifestantes, Zoroastro Volnei Pilatti, protestava contra as condições de trabalho oferecidas aos policiais militares. O filho dele, Marco Volnei Zacarias Pilatti, foi assassinado no começo de novembro em São Bernardo do Campo. "Vim protestar pela morte do meu filho para que isso não ocorra a mais ninguém", afirmou. O diretor da Associação dos Praças da Polícia Militar de São Paulo, Geraldo do Espírito Santo, reclamou da omissão do governo do Estado que, segundo ele, já tinha informações sobre os ataques, mas não alertou os policiais. Ele também se queixou do fato de o governo não ter cumprido a promessa de blindar as bases da PM, conforme anunciou. O coronel Telhada, ex-comandante da Rota eleito vereador nas últimas eleições em São Paulo, também marcou presença. Ele afirmou defender mudanças na legislação para combater o crime.                                                                 GLOBO